Quem trabalha na área de marketing digital está sempre alerta para campanhas inovadoras nas mídias sociais. A seguir, conheça cinco exemplos de campanhas bem sucedidas que usaram de muita criatividade e inovação.    

1. Amsterdam Worldwide

A agência de anúcios Amsterdam Worldwide criou uma série de pequenos filmes chamados Visual Life. O conteúdo desses vídeos trata de pessoas que atuam na área de tecnologia na internet, como blogueiros. Entre as pessoas mostradas, uma delas era um fotógrafo e blogueiroScott Schumann. Apenas nas primeiras duas semanas, o vídeo obteve mais de 250 mil visualizações. Muito da razão do sucesso dessa campanha tem a ver com o seu direcionamento, voltado para um público antenado e consciente das novas tecnologias. Pessoas, em outras palavras, que estão interessadas em descobrir como os blogueiros mais famosos usam suas fotos e vídeos.

2. Johnson’s Baby  

A campanha da Johnson’s lançada no Canadá conseguiu nada menos do que triplicar a quantidade de fãs da marca em sua página no Facebook! Esse valor foi alcançado em três semanas com um concurso de fotos de bebês. Usuários se envolveram bastante porque tiveram a oportunidade mostrar os seus pequeninos na rede. O prêmio era de valor relativamente baixo, mas de grande valor afetivo: colocar a foto do bebê vencedor no site da empresa. Além do impressionante número de fãs na página, a campanha também fez com que as fotos alcançassem mais de 3,5 milhões de visualizações e mais de meio milhão de votos.

3Racco Cosméticos

A Racco é uma empresa brasileira conhecida de cosméticos. Recentemente, lançara uma campanha no Facebook que contava com a participação de suas funcionárias e chamava a atenção do público em geral, que começou a votar. Funcionárias de destaque realizavam maquiagens e as postavam na página da empresa. O público passou a votar em suas preferidas. As vencedoras dessa primeira etapa decidiram a final realizando maquiagens pessoalmente para que o público assistisse. A campanha foi um sucesso e mostrou mais uma vez a força que pode ter o Facebook. A vencedora ganhou uma viagem para Paris.

4Restaurante Paris 6

Em São Paulo , o celebrado bsitrô Paris 6 inovou usando o Facebook. Sempre que criam uma sobremesa nova eles colocam a foto em sua página na rede social. Clientes que vão ao restaurante têm o direito de usufruir da nova sobremesa sem pagar nada, caso mostrem no seu celular a foto que foi publicada da iguaria. Uma ótima maneira de atrair mais clientes à sua empresa de maneira descontraída.

5. Oreo Snack Hacks    

Uma boa rede social para se experimentar é o Vine, por causa de seu formato compacto. A empresa de biscoito Oreo fez uso dela em uma de suas mais recentes campanhas. Em seis segundos, os participantes deveriam criar receitas inusitada com oreos. Ainda por cima, era necessário que os vídeos fossem didáticos, ou seja, todos deviam entender como se preparavam as receitas.

6. Samsung  

Quem ainda não era familiarizado com selfies certamente passou a saber do que elas se tratavam depois que a apresentadora Ellen DeGeneres reuniu várias celebridades durante a celebração do Oscar e tirou uma foto com elas. Não demorou até que esse clique se tornasse o mais compartilhado na história da internet. Pois bem, na época nem todos sabiam, mas essa era uma campanha promovida pela Samsung. Tratava-se  da promoção do novo produto da empresa, o Samsung Galaxy S5.

E você? Já tentou criar uma campanha inovadora em sua empresa? Compartilhe suas impressões e ideias nos comentários!