Muitas empresas que estão inseridas em ambientes digitais têm percebido a importância de convidar o internauta a realizar alguma interação com a marca após ter lido o seu conteúdo. Os famosos call to action são, em linhas gerais, uma convocação para que o leitor de posts de blogs e redes sociais ou visitantes de sites, realizem alguma ação desejada após ter tido contato com os ambientes virtuais das empresas.

Está em dúvida como criar uma chamada que realmente atraia e leve o usuário a uma ação? Para te ajudar, desenvolvemos uma lista de sete técnicas para elaborar um call to action realmente efetivo. Confira:

1 – Desperte o interesse

Numa primeira etapa, o seu potencial cliente deve perceber que possui uma necessidade específica. Em seguida, deve ser apresentado um produto ou serviço que pode resolver aquela necessidade para, só depois, inserir o call to action que informa os benefícios de uma interação com a empresa para.

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2 – Benefícios

Oferecer um algo a mais ao cliente aumentará as chances de ele realizar a ação que você deseja, como descontos, brindes e acesso a ofertas exclusivas. Cada segmento do mercado tem suas particularidades e deve ser analisado quais tipos de benefícios poderá oferecer.

3 – Não exagere nas chamadas

Cada postagem demanda um call to action diferente, mas não exagere! Do contrário, o usuário pode ficar confuso em relação a qual das ações deveria realizar. Seja objetivo e faça com que seu cliente responda de forma eficiente.

4 – Use o tom certo

Sua chamada deve se comunicar de forma objetiva e clara com o usuário. Uso verbos do seguinte formato: compre, ligue, doe, preencha, entre outros.

Também use frases que estimulem um senso de urgência no leitor, como: oferta por tempo limitado, receba só até hoje, entre outros.

5 – Evite outros elementos por perto

Deixe o maior espaço em branco possível ao redor do seu call to action. Isso vai facilitar a visibilidade da sua chamada e evitar que o leitor se distraia com outras informações após terminar de ler o seu conteúdo.

6 – Posicione bem o call to action

Embora usualmente fique localizado logo ao final do conteúdo, vale a pena estudar e analisar a posição mais estratégica para o call to action. Este item é um dos maiores responsáveis pelo sucesso de sua chamada. Cada campanha tem suas particularidades, e deve ser estudada para atender com êxito a sua demanda.

7 – Cores

As cores despertam sensações diferentes nas pessoas. Evite a mistura de muitas cores no design do seu call do action. É importante que a cor se destaque do restante dos elementos da página para que ele não fique camuflado.

Para cada página e/ou campanha será necessário a criação de um novo call to action. Fique atento para se repetir e para desenvolver uma chamada que seja condizente com a proposta da campanha.

estratégias digitais para aumentar as vendas
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