Historicamente, as funções de vendas e marketing eram distintas e mantinham dois conjuntos diferentes de atividades. O marketing geralmente controlava a divulgação da marca no topo do funil até a geração de leads. As vendas assumiam da geração de leads até o fechamento de um negócio.

A ascensão do Diretor de Receitas

Hoje, vemos essas funções cada vez mais integradas. Na verdade, basta ver a ascensão da função de Diretor de Receitas (ou CRO, em inglês). A função envolve vendas e marketing, colocando um foco máximo no impacto sobre os lucros dos dois departamentos combinados.

O que está realmente acontecendo? Como está acontecendo essa integração entre vendas e marketing?

> Leia também:

Na verdade, o marketing passou a trabalhar mais abaixo no funil, utilizando produtos como HubSpot e Marketo para gerenciar campanhas até do ponto de conversão.

Enquanto isso, os representantes de vendas passaram a atuar mais acima no funil.  Eles estão agregando, criando e compartilhando conteúdos com seus potenciais clientes ou clientes já estabelecidos.

Esta sobreposição significa que vendas e marketing precisam encontrar formas de se unir e colaborar em seus esforços.

Como trabalhar AINDA MELHOR juntos

Um estudo do LinkedIn revelou que a maioria das empresas considera que a falta de alinhamento entre vendas e marketing se reflete em um desempenho financeiro inferior e em experiências e retenção de clientes menores.

Uma das coisas que o LinkedIn fez para ajudar as organizações nesta convergência foi integrar as ferramentas do Sales Navigator e do Campaign Manager, permitindo que os profissionais de vendas e de marketing colaborem de modo mais integrado em suas atividades. Feito da maneira correta, isso pode melhorar consideravelmente os seus resultados.

Por exemplo, dados do LinkedIn mostram que quando o marketing cultiva um usuário do LinkedIn como potencial cliente com uma campanha, tal usuário se mostra 11% mais propenso a aceitar um convite de um vendedor daquela empresa.

Quando um usuário do LinkedIn interage com um conteúdo de marketing na plataforma, ele fica 25% mais propenso a responder a um InMail do Sales Navigator. E quando as conexões de um representante de vendas recebem um conteúdo desse representante, elas ficam 4,8 vezes mais propensas a compartilhá-lo em virtude dessa conexão. É essencial aproveitar as diversas formas como esses dois lados podem atuar conjuntamente. Ambos devem usar os avanços tecnológicos à sua disposição.

A fabricante de computadores Lenovo utiliza o Sales Navigator para alinhar suas funções de vendas e marketing com resultados excepcionais. Os representantes que utilizam a ferramenta para compartilhar conteúdos de executivos e líderes de marketing obtêm quatro vezes mais engajamento com não usuários e estão nove vezes mais conectados aos decisores.

“Os profissionais de vendas precisa atuar mais como profissionais de marketing, e os profissionais de marketing mais como profissionais de vendas.”

Aproveite que você está estudando formas de fazer sua empresa crescer com a convergência de marketing e vendas, e entenda como melhor o que é Sales Enablement, e por que sua empresa precisa se importar com isso.

Confira também algumas estratégias de vendas, geração de leads e suporte ao cliente de forma totalmente integrada.

Se você ainda não sabe o que é flywheel e como ele pode ajudar no crescimento da sua empresa, recomendo a leitura agora.

Estratégias para vendas, geração de leads e suporte ao cliente

Vamos falar sobre projetos estratégicos?

Imagino que gerar mais leads, ter um processo comercial mais eficiente e/ou otimizar o suporte ao seu cliente sejam prioridades para você.

Esses três pontos também são prioridades para nós aqui na marketeria, por isso gostaríamos de ajudá-lo(a) a rodar as melhores estratégias para atingir esses resultados.

Queremos te ajudar a levar o seu negócio para um próximo nível.

Se você tem um negócio B2B de vendas complexas e de alto valor, e tem interesse em crescer a sua receita de forma previsível e escalável eu quero marcar uma reunião de trabalho com você para te ajudar a elaborar um plano de ação para:

> Leia também:

Será uma reunião bem produtiva. Vamos definir estratégia, processos e tecnologia.

Programe sua sessão gratuita de estratégia de 30 minutos com nossa equipe de especialistas.

Interessado em conversar com um especialista hoje para ver como você pode aumentar sua receita?

Converse com o especialista