Um dos assuntos mais comentados dentro e fora da web é o marketing de conteúdo. Todos os dias novos artigos são escritos e inúmeros fóruns e seminários são produzidos para explicar o que essa estratégia pode fazer pelas empresas. Não se trata de uma tendência passageira, mas de uma ferramenta de marketing que pode realmente transformar a imagem de sua marca.

Cerca de 83% dos profissionais brasileiros B2B (Business-to-Business) geram conteúdo, elevando seus resultados significativamente. Muitas organizações já estão conscientes dos benefícios do marketing de conteúdo como tática de atração e fidelização de clientes. Mas, afinal, quais são esses benefícios e qual a real importância do conteúdo como estratégia de marketing digital?

Atrair sem interromper

Diferentemente do marketing tradicional, o marketing de conteúdo não interrompe a atenção do público para um produto ou serviço, ele faz o contrário: oferece a oportunidade de atrair, engajar, informar, gerar autoridade para marca e aumentar a comunicação entre empresa e cliente. Tudo isso com investimento bem menor do que os métodos tradicionais.

No meio digital isso funciona bem quando a empresa decide alimentar suas plataformas com material útil que, de alguma forma, agregue valor ao consumidor.

Formatos de conteúdo

Qualquer material que se encaixe nessas características pode servir como estratégia: artigos, e-books, vídeos, infográficos, podcasts e outros que sirvam para captar a atenção do público em potencial.

Blogs, redes sociais, e-mails e outros canais podem e devem ser utilizados na estratégia de marketing digital. Quanto mais presente a marca estiver na rede, mais relevante ela será.

A importância do blog

Não é possível falar de marketing de conteúdo sem citar a importância do blog, um canal com grande potencial na execução de conteúdo, pois, além de ser uma plataforma de baixo custo, oferece altas chances de retorno.

A publicação de blog posts tem se tornado essencial nas campanhas de marketing digital devido a vantagens como a otimização eficiente da plataforma por meio de texto, o posicionamento da marca por meio da informação, a velocidade da resposta do público por conta de comentários e, em alguns casos, até das vendas.

Potencial de conversão

Se a empresa souber identificar sua audiência e direcionar conteúdo relevante, obterá grandes resultados em relação à conversão. Entregar algo proveitoso e que se encaixe com a procura, ou seja, com o desejo do público, utilizando os canais e a linguagem correta, fará com que a conversão venha consequentemente.

Existem nichos mais complexos que exigem maiores esforços, geralmente mais difíceis de converter do que outros. Quanto a esses, a empresa precisa apenas se aplicar mais no sentido de convencer de que o produto ou serviço são realmente bons, assim como no marketing tradicional.

Relevância e originalidade

Quem se propor a adotar o marketing de conteúdo como estratégia digital precisa produzir conteúdo relevante e original. Esse é o primeiro passo para uma estratégia de resultado.

A empresa deve ser relevante e não expor conceitos vazios. Parece redundante, mas “conteúdo sem conteúdo” realmente não funciona. Além disso, todo conteúdo gerado precisa ser original. A equipe deve criar algo totalmente inédito, mesmo que seja relacionado a um assunto bem conhecido. Isso ajuda não só na autoridade da marca diante dos clientes, mas também com os motores de busca, que abominam o plágio.

“O conteúdo é rei”

A frase do Bill Gates se tornou muito conhecida após a popularização do marketing de conteúdo. Ela tende a provar, certamente, que o conteúdo é mesmo a prática ideal para vencer a batalha da audiência nos meios digitais. Existem outras formas de marketing também eficientes na criação de uma imagem empresarial ideal.

Sem dúvidas, o marketing de conteúdo é uma das mais importantes. Manter o foco no cliente em potencial, oferecendo o que ele precisa e merece é uma maneira imbatível de posicionar sua empresa. Isso é possível com o conteúdo estratégico!

Faça marketing, faça marketing digital, faça marketing de conteúdo. Curtiu as dicas?