Com o fortalecimento e a popularização das redes sociais e outras mídias digitais, observa-se um crescimento em estratégias de marketing que priorizem o inbound marketing, ao invés do mais tradicional outbound marketing. O inbound marketing caracteriza-se pela formação de clientes através de visitas aos sites das empresas, permitindo que seja operado um funil de vendas, com disponibilização de conteúdo que, ao mesmo tempo em que oferece ao visitante informações importantes para o seu negócio, converte-o em um fiel cliente.

As empresas que têm trabalhado com o inbound marketing têm usado diferentes técnicas para atrair leads, muitas vezes trabalhando com uma combinação dessas técnicas. Algumas das principais técnicas são o SEO (Search Engine Optimizarion), o uso das redes sociais e o uso de blogs.

Um dos aspectos que mais chama a atenção no uso de inbound marketing é o expressivo aumento no retorno sobre o investimento (ROI – Return On Investment), normalmente impulsionado por um aumento percentual nas vendas. Veremos a seguir alguns aspectos que demonstram com mais clareza esse fenômeno.

Aumentando o ROI com Inbound Marketing

O aumento no ROI tanto pode ser verificado por meio de uma redução nos investimentos em marketing, com resultados equivalentes ou mesmo superiores aos observados no outbound marketing, quanto por meio de um redirecionamento dos investimentos, com melhores resultados. Em seu relatório anual “State of Inbound”, em 2014, a Hubspot observou que 74% das empresas que passaram a utilizar inbound marketing observaram um crescimento em seu ROI.

Diversos são os fatores que influenciam as empresas a investirem mais em inbound marketing. Destacam-se as mudanças na direção e a busca por economia, mas a principal delas é o sucesso obtido em experiências anteriores com inbound marketing. O fato é que os resultados positivos do inbound marketing, observados no ROI, são o principal impulso para investimentos na modalidade.

Aumento das vendas

O inbound marketing funciona de forma conjunta com um funil de vendas, permitindo que os clientes sejam trabalhados nas mais diversas fases do processo de vendas: desde um primeiro contato, quando o cliente passa a tomar contato com a empresa e relacioná-la com sua necessidade (tornando-se um “lead”), até o fechamento do negócio.

O inbound marketing permite que o cliente seja conduzido por esse processo, com investimentos menores que nos métodos mais tradicionais. O surpreendente, entretanto, é o aumento nos negócios fechados com o uso do inbound marketing: mais de 40% das empresas relatam que aumentaram o número de leads convertidos em clientes, e quase 50% o fazem dentro de 7 meses, conforme estudo.

Comprometimento também gera mais resultados

Embora o inbound marketing apresente resultados sólidos, a priorização dessa estratégia aumenta ainda mais o retorno. O relatório da Hubspot indica que empresas que priorizam o uso de blogs como uma estratégia de inbound marketing tem chances 13 vezes maiores de observar um aumento em seu ROI do que as que não o fazem. O importante é que a empresa seja achada, e por esse motivo, além do uso de blogs, as técnicas de buscas orgânicas envolvendo SEO e a ampliação de conteúdo lideram as técnicas utilizadas.

 

E sua empresa, quais técnicas está utilizando? Compartilhe suas experiências e seus resultados conosco!