Nos últimos anos, especialmente entre empresas B2B, o processo de vendas vem passando por uma grande transformação. Isso acontece porque quando o setor de vendas e aquisição de novos clientes não é bem planejado, grande parte do tempo e dinheiro gasto com vendas externas não sobrepoem os resultados. Para combater essa decepção, há duas novas técnicas: O Inbound Marketing Inside Sales.

Saiba mais sobre inbound marketing e inside sales

O Inside Sales

Um modelo de negócio ainda pouco conhecido por aqui promete ser uma boa manobra e uma nova estratégia de conteúdo lucrativa: Inside Sales ou vendas internas. Por ele, entende-se uma nova tendência que usa técnicas de marketing para oferecer um atendimento mais qualificado aos prospectos em busca de considerável redução de custos e maior demanda, resultando consequentemente em um alto faturamento e ROI.

Na prática, é uma modalidade de venda remota em que os representantes não necessitam se deslocar até o cliente para realizar uma venda. Todo o processo de vendas é desenvolvido dentro da própria empresa, por meio de uma equipe estruturada para entender todos os processos do funil de vendas, e qualificada para atender as necessidades de cada cliente.

  • De acordo com a Agencia Caixa de Ideias, 60% de empresas que se utilizam de Inside Sales geram um retorno 2 vezes mais lucrativos, em virtude da redução significativa de custos externos.
  • E segundo o portal InsideSales.com, as vendas internas estão crescendo 300% mais rápido do que as vendas externas.

O Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma forma de venda que utiliza de práticas do marketing digital, e parte do principio de que o compartilhamento e criação de um conteúdo de qualidade direcionado para um público-alvo, vai atrair novos clientes.

  • Segundo o site Viver  de Blog, o Inbound Marketing custa 62% mais barato do que Outbound Marketing;
  • O mesmo site aponta que empresas que utilizam blogs, uma das grandes ferramentas do Inbound, conseguem 97% mais links apontando para seu website, ou seja, mais canais direcionando o seu conteúdo para potenciais clientes.
  • Além disso, 275% é o ROI (retorno sobre investimento) médio produzido através de estratégias de inbound marketing.

Ok, mas quem realmente investiu e teve bons resultados?

Mais do que estatísticas, é interessante buscar exemplos práticos onde o Inbound Marketing e o Inside Sales geraram um ROI positivo.

Você já ouviu falar da Simonetto Móveis Planejados? Ela é uma empresa de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que até algum tempo atrás enfrentava um problema bem grave: a companhia não estava bem colocada no Google para as palavras-chave mais relevantes no mercado em que atua. Sendo mais específico, ela não aparecia para o termo “móveis planejados”, para você ter uma ideia.

Para solucionar este problema em curto prazo, a empresa investiu forte no Google Adwords. Em pouco mais de seis meses, houve um aumento de 10 vezes no número de visitantes mensais no site. No entanto, outro situação precisava ser solucionada: esse número de visitantes ainda não gerava um bom índice de conversão para clientes. Então, de nada adiantava ter muitos visitantes sem gerar grandes vendas.

Por conta disso, nós da Marketeria traçamos para a Simonetto uma estratégia focada em Inbound Marketing, com o objetivo de atrair novos visitantes, converter esses usuários em oportunidades de negócio e trabalhar o relacionamento com eles até que estivessem prontos para comprar.

O resultado não poderia ser melhor: em pouco mais de um ano a estratégia de Inbound Marketing – que envolvia a criação e divulgação de conteúdo relevante para os clientes em potencial da Simonetto – gerou mais de 8.744 Leads e aumentou as vendas em 64 vezes. Além disso, foi criada uma base com 328 oportunidades de negócios em aberto com chances de vendas. Colocando na ponta do lápis, o retorno sobre o investimento foi de 900%!

Portanto, construir uma estratégia de Inside Sales aliada a uma de Inbound Marketing oferece enormes vantagens, mas também exige mais foco e disciplina para garantir sua eficácia.

E você, usa Inside Sales ou Inbound Marketing na sua empresa? Isto transformou de alguma maneira a forma que você vende? Conte pra gente!