Existem três pontos básicos que uma boa estratégia de vendas online deve contemplar. São eles: planejamento de negócios, planejamento de lucro, planejamento de campanhas.

Considerando que você já tenha bem definido o seu planejamento de negócios e sabe qual o lucro esperado, hoje vamos conversar especificamente sobre o planejamento de uma campanha. Acompanhe!

→ Se você ainda não sabe exatamente como é possível fazer vendas recorrentes na internet, leia estes conteúdos:

Checklist: Tudo que você precisa para fazer uma campanha de vendas online

Geralmente dividimos a estruturação de uma campanha de vendas online em três grandes partes que facilitam o trabalho: planejamento, tática e execução. Veja abaixo um checklist rápido de cada etapa:

1. Planejamento

Definição de objetivos

Como todo planejamento, comece elaborando os objetivos da sua campanha. Exemplos:

  • Aumentar as vendas do produto X;
  • Elevar os lucros das vendas em um percentual Y;
  • Aumentar a participação em um determinado nicho.

Elaboração de metas

Em seguida, pense em metas para o curto, médio e longo prazo. Algo assim:

  • Fechar tantos pedidos do produto X até a data tal;
  • Reduzir os custos operacionais para a aquisição de clientes;
  • Vender novamente aos clientes que já compraram neste mês.

Escolha de métricas

E para mensurar os resultados, pense em métricas que contemplem indicadores de performance e retorno sobre os investimentos (ROI).

2. Tática

Escolha do (s) método (s)

Pense em quais métodos você utilizará para fazer com que sua campanha seja assertiva. Na Marketeria usamos o Inbound Marketing aliado a um processo de Inbound Sales, são duas metodologias que ajudam a atrair, nutrir e converter leads de forma automatizada e eficiente. Mas você pode usar qualquer outro método que ache eficiente.

— Saiba mais: Drible a crise e feche negócios com inbound marketing e inside sales.

Escolha das ferramentas

Com os métodos definidos, você deve partir para a escolha das ferramentas que utilizará em sua campanha para automatizar o processo e medir os resultados. Exemplos: soluções de CRM e Analytics, softwares de gestão de conteúdo e e-mail marketing, Business Intelligence etc.

3. Execução

Desenho do workflow de trabalho

Para executar a campanha, você deve pensar em todas as atividades que cada membro da sua equipe de marketing e vendas deve executar. Além disso, desenhar um workflow, ou seja, uma sequência lógica de tarefas na que torne todo o processo o mais otimizado e produtivo possível.

Faça isso usando ferramentas e cronogramas bem definidos. Assim, tornará o trabalho em equipe mais orgânico e harmonioso e evitará atrasos em seu projeto.

Criação da sequência de ofertas

Separe todos os seus clientes-alvo em grupos e direcione ofertas específicas para cada perfil. Isso vale também para a entrega de uma mesma oferta para perfis diferentes — neste caso, pense em como ser persuasivo para cada persona, pois elas pensam de forma diferente e percebem os benefícios dos produtos e/ou serviços também de forma distinta.

Elabore vantagens como descontos, bônus etc. para tornar suas ofertas irresistíveis e, paralelamente, construa um conteúdo que atraia seu público-alvo para landing pages bem estruturadas. Se você tiver uma loja virtual, traga as pessoas para as páginas onde elas podem fechar pedidos.

Publicação de anúncios

Agora é hora de elaborar e publicar anúncios. Você pode fazer isso por meio do Google Adsense e também nas redes sociais (Facebook Ads, Twitter Ads etc.). Só não esqueça de segmentar muito bem os seus anúncios para evitar direcioná-los para o público errado.

Faça um período de testes. Você pode, por exemplo, anunciar um mesmo produto ou serviço de duas formas e verificar qual delas está trazendo mais leads. Em seguida, deixe ativos somente os anúncios mais efetivos e coloque a campanha para rodar normalmente.

Tratamento dos leads capturados

Logicamente, também é preciso tratar os leads atraídos — especialmente se o lead não consegue se auto converter (comprar em uma loja virtual, por exemplo). Direcione estes leads para que os vendedores façam contato.

Mensuração dos resultados

Não espere sua campanha chegar ao final para medir os retornos sobre o investimento. Você pode definir algumas datas para verificar os resultados enquanto a campanha está rodando, pois assim poderá agir se sentir que algo não está surtindo efeito e corrigir a rota. O importante é fazer aferições constantemente para não desperdiçar dinheiro.

O que você achou deste checklist? Quer saber mais sobre como vender na internet? Assine agora nossa newsletter!