O dinamismo necessário para se estabelecer uma estratégia bem sucedida de marketing é muito grande, principalmente quando estamos falando de marketing digital. Muitas pequenas e médias empresas (PMEs) se perguntam se devem buscar uma agência de marketing digital, um consultor, ou se devem encarar por conta própria os desafios necessários ao estabelecimento de uma presença digital de sucesso.

Em uma discussão sobre o assunto, Ilya Pozin, colaborador da Forbes, analisou o assunto conjuntamente com Erik Huberman, fundador da Hawke Media, uma empresa especializada em marketing digital de Santa Mônica, na Califórnia. Em sua análise, Ilya e Erik avaliaram em que situações as empresas devem buscar agências que assumam por completo a estratégia de marketing digital, quando devem buscar apenas uma consultoria ou quando devem manter para si essa atividade. Veja a seguir!

Mantendo o foco no seu negócio

Um dos aspectos mais importantes a se considerar é que as empresas devem ser capazes de manter o foco naquilo que fazem. No caso de PMEs e startups, torna-se difícil conciliar os esforços necessários ao desenvolvimento de produtos  serviços com a criação de campanhas de marketing digital de sucesso.

Outro aspecto que não pode ser negligenciado é que é muito difícil para essas empresas atrair e manter os talentos de marketing necessários, ainda mais em um mercado cada vez mais competitivo. Esse é um esforço que pode consumir muito tempo, tornar-se caro e nem surtir os efeitos desejados.

A contratação de uma agência pode dar acesso a profissionais de alto nível por custos praticáveis. Além disso, pode representar uma economia significativa de recursos que seriam necessários ao recrutamento e ao treinamento desses profissionais.

agencia de marketing digital

Benefícios de uma agência de marketing digital

Ao utilizar os serviços de uma agência para a criação de uma estratégia de marketing digital, as startups e PMEs conseguem ter acesso a múltiplos canais, sem se envolver nos custos necessários para a mobilização dos profissionais necessários para tanto. A empresa passa a contar com os melhores profissionais, sem assumir compromissos de longo prazo normalmente envolvidos na contratação.

Também é possível destacar os seguintes benefícios:

  • Custo reduzido, permitindo a contratação de uma equipe inteira pelo mesmo valor necessário à manutenção de um único profissional em tempo integral. Os custos de anúncios também tendem a ser menores, devido a negociações por volume às quais as agências têm acesso.
  • Economia de tempo, tanto no recrutamento quanto no aprendizado que seria necessário para o domínio de um assunto quase tão amplo quanto a própria Internet.
  • Acesso a uma ampla experiência, em relação aos canais a serem utilizados e às oportunidades disponíveis.

Tamanho da empresa influencia na decisão

Embora existam muitas vantagens em se contratar uma agência de marketing digital, é imprescindível que todas as alternativas sejam sempre avaliadas. Em muitos casos, ter uma equipe própria pode ser importante, principalmente para empresas maiores ou que já experimentaram um crescimento considerável.

Nesses casos, uma consultoria aliada às atividades do setor próprio pode trazer resultados excelentes, permitindo que sua equipe se mantenha focada na execução enquanto a consultoria contribui com a estratégia.

Somente em alguns raros casos, de empresas com marcas fortemente estabelecidas e recursos em abundância, é que faz sentido assumir todas as atividades envolvidas no desenvolvimento e na execução de uma estratégia de marketing digital.

Cabe ressaltar que a contratação de uma agência representa uma decisão muito importante, e é fundamental que a empresa escolhida seja capaz de entender seu negócio, e que tenha um forte compromisso com a produção de resultados.

 

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