O primeiro passo para uma estratégia de marketing digital de sucesso é a escolha do público-alvo. Você pode até pensar que isso é simples ou banal, mas pular esta etapa é um erro comum e gravíssimo.

A razão de ser um erro tão frequente é que alguns empreendedores temem focar a estrategia em apenas uma audiência e, com isso, “perder” centenas, milhares de outros potenciais clientes. No entanto, a verdade é que os benefícios da segmentação de um nicho superam os negativos.

Por que definir um público-alvo?

A definição do público-alvo é essencial, pois não é possível atender com maestria a todos os públicos. Todo negócio precisa encontrar um mercado que domine totalmente para criar produtos e serviços direcionados a ele. Logo, também precisa se comunicar e se relacionar de uma forma única com este nicho.

Ao definir um público-alvo, e trabalhar para se aproximar dele, as chances da marca ganhar espaço na mente dos consumidores aumentam significativamente. No livro ‘Good to Great’, o consultor de negócios americano Jim Collins relatou algumas de suas descobertas em relação ao sucesso de grandes empresas. Uma destas descobertas é justamente a definição do público-alvo.

Conhecer o público-alvo direciona o conteúdo

Se você quer montar uma estratégia de Inbound Marketing, já sabe que precisa produzir e distribuir conteúdo relevante para atrair leads, se relacionar com eles e conduz-los pelas etapas do funil de vendas. Isso seria possível sem saber exatamente com quem se está falando? Seria assertivo falar de uma forma genérica, para qualquer um?

Com o público-alvo bem definido, a estratégia de conteúdo fica mais assertiva, o tom de voz da marca fica mais correto e, consequentemente, são atraídos e convertidos os leads corretos.

3 dicas para acertar na definição do público-alvo da sua empresa

Dito isso, vamos a algumas dicas primorosas para você não errar na hora de definir o público-alvo do seu negócio. Acompanhe!

1. Pesquise e se conecte com seu mercado alvo

Existem algumas maneiras de pesquisar o mercado alvo. Duas delas são: converse com as pessoas que você acredita fazerem parte do seu mercado alvo e use os canais digitais (redes sociais, fóruns de discussão, grupos do LinkedIn etc.) para entender o comportamento destas pessoas.

Outra forma de conhecer o mercado alvo é participar de eventos, fazer networking e conhecer pessoas que se mostrem interessadas no seu negócio. Destas interações pessoais podem surgir insights e você pode começar a entender qual é o seu mercado alvo.

2. Converse com seus clientes ativos

Se a sua empresa já tem uma base de clientes, você deve identificar quem são os que compram com mais frequência. A partir disso, deve entender porque eles compram e quais são seus hábitos, anseios em relação ao seu negócio, além da forma com que eles se relacionam (o que esperam, por exemplo) com a sua empresa. O objetivo deve ser entender porque eles compram e quais são seus demográficos (quem eles são).

Leia também: Saiba como aumentar as vendas conhecendo a jornada de compra do cliente.

3. Fale com os seus clientes potenciais

Se você ainda não tem uma grande base de clientes, falar com as pessoas que estão em seu mercado alvo irá dar-lhe mais insights. Você pode dizer a estas pessoas, por exemplo, que está pesquisando para produzir um artigo.

Comece perguntando sobre o seu negócio. Em seguida, faça perguntas mais específicas. Você deve obter respostas que te ajudem a entender:

  • Níveis de orçamento e/ou padrões de gastos;

  • Tendências de consumo;

  • Fornecedores preferidos;

  • Problemas a serem resolvidos;

  • Anseios e desejos.

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Depois de obter um número grande de dados, é hora de sentar para definir as personas (representações semi fictícias dos clientes potenciais). Com estas personas bem definidas, todas as ações de marketing e vendas devem ser direcionadas a elas.

Todo o trabalho de conhecimento de público-alvo, criação de personas e definição de estratégia e conteúdo de marketing digital são extremamente importantes para a garantia do retorno do seu investimento. Para acertar nessas ações, uma agência especializada em marketing digital pode ser uma ótima aliada, tanto para a definição dos dados, como para uma eventual consultoria.

 

Você gostou destas dicas? A definição de público-alvo continua sendo um assunto complexo para você? Faça contato com a Marketeria. Veja como podemos ajudá-lo ou deixe um comentário!