O Brasil está vivendo um momento econômico delicado. Mesmo assim, de acordo com a IAB Brasil, os investimentos em Marketing Digital devem crescer cerca de 12%. Isso demonstra o quanto o empresariado nacional entendeu o poder da internet para alavancar marcas e gerar negócios.

Por outro lado, com a economia fraca, os investimentos devem ser feitos com muita cautela. Qualquer ação errada pode fazer com que os orçamentos escoem e não tragam os resultados esperados. E não é comum recebermos contatos de empresas que ainda não obtiveram resultados concretos com suas estratégias de marketing na internet, sobretudo quando o assunto é vendas.

Pensando nisso, resolvemos apresentar três dicas matadoras para resolver de vez o problema da ineficiência no marketing digital. Você está vivendo este dilema? Então acompanhe!

1. Não meça os resultados da sua estratégia com métricas de vaidade

Eric Reies, o autor de ‘A Startup Enxuta (The Lean Startup)’, foi o primeiro pensador a trazer à luz o o conceito de “métricas de vaidade”. Ele se referia aos indicadores não apresentam a efetividade das ações e também não mostram o real impacto da marca no ambiente digital. São métricas que até podem fazer bem ao ego, mas não apresentam resultados de ganho de mercado e lucratividade, por exemplo.

Alguns exemplos de métricas de vaidade são: volume de fãs no Facebook, quantidade de curtidas e comentários nos posts do blog e tráfego de acessos às páginas.

Estas métricas devem sim ser acompanhadas, mas elas não devem ser as norteadoras das ações. Afinal, mais vale ter poucos fãs nas redes sociais mas se relacionar com pessoas realmente interessadas nos produtos e serviços da empresa do que precisar lidar com um volume muito grande de interações “fofas” que não se transformam em vendas.

Daí a importância de definir corretamente o público-alvo e trabalhar a nutrição de leads de uma forma bem tática e assertiva. Saber com quem se deve falar, em que momento falar e como falar é fundamental para obter sucesso em marketing digital.

2. Direcione esforços para fazer os leads avançarem na jornada de compra

Não basta atrair visitantes para o seu site, as pessoas precisam ser “empurradas” em direção à decisão de compras. E isso se faz com a estruturação de um funil de marketing bem pensado, com a nutrição dos leads, com ações de e-mail marketing, enfim, com o funcionamento eficaz do marketing digital.

Nós sempre sugerimos a adoção do método Inbound Marketing e a estruturação de um processo de Inside Sales. Se você ainda não conhece estes conceitos, leia agora os seguintes artigos:

3. Não implemente nada antes de testar

Testar as ações é muito fácil no marketing digital. E é fundamental. Antes de fazer grandes investimentos (de dinheiro e de tempo), procure sempre realizar vários testes . Isto ajuda a converter mais, pois durante os testes podem surgir insights, ideias novas.

Antes de lançar uma landing page definitiva, por exemplo, faça um teste A/B (crie duas landing pages para ver qual delas tem maior potencial de conversão, depois de um período de avaliação, efetive apenas aquela que trouxer melhores resultados).

Você está incorrendo em algum destes erros em sua estratégia de Marketing Digital? Gostou das dicas? Deixe seu comentário!

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