Hoje em dia, muitas atividades do dia a dia são feitas usando o poder da internet e das redes sociais. E está justamente aí uma excelente porta para prospectar novos clientes para a sua empresa. Mas como fazer isso? Não é nada muito complexo. Veja neste post o que são leads e como alcançá-los usando as principais redes sociais da internet.

Mas afinal, o que são leads?

Lead é uma palavra relativamente nova, que significa cliente em potencial. Ela vem sendo bastante usada nas empresas que atuam com marketing digital. É assim que elas chamam os visitantes de determinados sites ou perfis nas redes sociais. Também é um lead, o visitante que informa seus contatos em troca de algum tipo de conteúdo.

O lead é, ainda, aquele que entra em contato com uma empresa mostrando interesse em obter mais informações sobre um produto ou serviço. A geração de leads é fundamental para o sucesso das empresas modernas e inovadoras.

Entendido isto, é importante conhecer as ferramentas certas para a prospecção de novos clientes. Apesar de oferecerem uma gama incrível de pessoas, as redes sociais devem ser vistas com algum cuidado já que nem todos que ali navegam serão bons leads para a sua empresa. Por isso, a importância de se estabelecer e usar as palavras-chave corretas e de ter uma estratégia de marketing digital bem definida.

Como encontrar leads de qualidade?

No Facebook

Quem não está atuando na área de marketing digital pode até estranhar, mas o Facebook é uma rede social que, se bem utilizada, pode gerar leads sim. Então não a ignore. É fácil identificar clientes potenciais no Facebook graças às suas páginas de negócios.

Procure grupos e páginas, cujos conteúdos têm a ver com as palavras-chave do seu negócio e comece a se envolver com eles. Se as postagens forem permitidas, compartilhe links para conteúdos relevantes. Aí, se eles clicarem e baixarem o conteúdo que você indicou significa que você ganhou novos prospects.

O mesmo vale para os eventos do Facebook. Indique conteúdos relevantes. E acompanhe suas postagens por meio das mensagens que você mandar para uma pessoa que comentou ou continue monitorando a página ou grupo.

Usando o Twitter

O Twitter vem sendo apontado como o melhor canal para prospecção de clientes. Basta usar a ferramenta de busca do Twitter, digitar três ou quatro palavras-chave relacionadas ao seu negócio e encontrar os internautas interessados naquilo que você pode lhes oferecer. Você deve avaliar o perfil das pessoas que encontrou comentando sobre o seu ramo para ver se eles são clientes potenciais. Em caso positivo, comece um bate-papo  sobre o conteúdo de interesse deles. Passe a eles, o link para a landing page, na qual possam acessar e baixar o conteúdo procurado. Feito isso, eles estarão em seu sistema como um lead.

E o Linkedin?

Somente em 2014, 43% dos profissionais de marketing geraram clientes usando o Linkedin, que é tido como a rede social mais favorável às empresas. Isto porque os usuários cautelosos desconfiam de desconhecidos que entram em contato com eles. Mas isso não vai acontecer se você usar os grupos do Linkedin para encontrar leads e prospects.

Hoje, sabe-se que 53% dos usuários do Linkedin participam de 10 ou mais grupos. Trata-se de uma ótima ferramenta para ter conversas relevantes e dar conselhos, dicas e conteúdos úteis, atraindo assim, clientes potenciais para a sua empresa.

Com suas palavras-chave definidas, entre no Linkedin e na barra de pesquisas, no menu, selecione: “grupos”. Procure os grupos que se relacionam com seu negócio. Você pode olhar somente, por exemplo, os grupos que fazem parte das suas conexões. O Linkedin é, sem dúvida, o lugar onde profissionais das mais diversas áreas usam para fazer networking e, por isso, vem se convertendo num espaço eficaz para a geração de leads.

 

Esses são os princípios básicos para usar as redes sociais na hora de prospectar clientes. Mas lembre-se: se sua empresa busca implementar estratégias de marketing digital, mas não têm funcionários com conhecimento suficiente para isso, conte com a Marketeria