A internet revolucionou a maneira como as empresas vendem seus produtos ou serviços. Isso significa que os velhos paradigmas de vendas foram rompidos e todas as empresas precisam se adequar para se tornarem competitivas. Como vender mais nesse novo ambiente? A resposta é: inbound marketing.

O Inbound Marketing trata do marketing em que o potencial cliente vai em busca do produto. Isso graças ao bom posicionamento no google (SEO), ao conteúdo de qualidade e interessante (marketing de conteúdo), a conquista de seguidores engajados em redes sociais e outras técnicas. São muitas as ações que podem atrair o consumidor até a empresa e, consequentemente, aumentar as vendas do seu negócio.

O que fazer para vender mais? Outbound marketing X inbound marketing

Aqueles que ainda usam técnicas de marketing da velha escola (outbound marketing ou ainda marketing de saída), como anúncios em rádio e TV, outdoors, malas diretas, têm percebido que o os resultados estão cada vez menores (ROI), acarretando em desperdício de recursos e dinheiro. O fato é que essas técnicas de marketing tradicionais tendem a ser cada vez menos proeminentes. Há quem diga inclusive que elas irão desaparecer com o tempo.

No entanto, a questão principal que estamos abordando não é se o marketing tradicional irá ou não desaparecer. O que realmente importa sabermos é quanto dinheiro e tempo estamos perdendo investindo em algo que já perdeu a influência. Até mesmo porque o inbound marketing apresenta grande custo-benefício.

Mudanças na jornada de compras

Graças à internet, a jornada do comprador mudou drasticamente ao longo dos anos. Os compradores agora querem estar no comando. Eles querem ser informados sobre o que e como comprar. Mas eles querem ganhar o conhecimento por conta própria. Eles não querem que os telefonemas e as brochuras. Eles querem ir online e realizar sua própria pesquisa, em seus termos.

O advento da internet e das novas mídias apresenta uma nova jornada de compras. E para se adaptar a essa nova jornada, o inbound marketing é a solução ideal. É a maneira mais eficaz e eficiente em termos de custo-benefício para vender mais nos novos paradigmas de vendas atuais.

A nova jornada de compras pode ser representada basicamente a um novo funil de vendas. Entender essa trajetória do funil fará com que você possa conquistar e reter seus novos clientes a cada etapa do funil. Confira uma breve explicação de cada etapa do funil.

Topo do funil: Refere-se a todo o tráfego que vai pra o seu site. Principalmente tráfego qualificado, que seriam as pessoas e empresas que têm algum interesse no que o seu site oferece. Este tráfego é possível graças a um bom conteúdo, SEO e boa estratégia de mídias sociais. O topo do funil é maior por que ainda não é feito uma “filtragem” daqueles que podem tornar-se clientes.

Meio do funil: Neste estágio começa a ser feita a filtragem dos visitantes em aqueles que podem vir a comprar e a divulgar a marca. Isso é feito com a captação de Leads. Estes Leads são captados, normalmente, ao preencher um formulário de download, ao autorizar o recebimento de um newsletter etc. Ao criar estes Leads, é possível direcionar as estratégias de divulgação da marca e vendas. Lembre-se, mesmo que um Lead não se converta em comprador, ele pode ter grande valor como influenciador de opiniões e divulgador da marca.

Fundo do funil: Aqui se encontram os potenciais clientes, ou seja, os visitantes e Leads que estão prontos para realizarem uma compra. Você pode selecionar estes potenciais clientes a partir dos Leads ao observar seus comportamentos. Por exemplo, caso 3 ou mais pessoas de uma mesma empresa fazendo downloads, caso observemos mais acessos e aberturas de e-mail. Estes são seus clientes. Estas são as pessoas que você deverá direcionar o marketing de vendas para realizar a conversão.

O inbound marketing é altamente eficaz e, a princípio, parece simples de aplicar. No entanto, cada empresa tem um público-alvo bem específico e apenas profissionais qualificados conseguirão definir as estratégias mais acertadas para reter tráfego em cada um dos estágios do funil de vendas. Marketing existe para aumentar o lucro de sua empresa, portanto, consulte e tire dúvidas com profissionais experientes, como os da Marketeria.

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