Neste artigo vamos explicar como vender no Linkedin. Acompanhe!

Quando se trata de social selling, ou geração de vendas nas redes sociais, o LinkedIn é um campo muito fértil para os vendedores. Profissionais que utilizam a plataforma têm 51% mais chances de cumprir as metas de vendas do que aqueles que não o fazem. Outros números chamam a atenção. A rede social de negócios registra os maiores volumes de ações: 80% dos Leads B2B das redes sociais vêm do LinkedIn, e um em cada dois usuários afirma estar mais propenso a comprar de uma empresa se já interagiu com ela pela plataforma. É hora de saber como atrair potenciais clientes e aumentar as suas chances de venda na rede com mais de 560 milhões de usuários cadastrados.

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O seu perfil no LinkedIn

Foto profissional:

perfis com foto têm 21 vezes mais chances de serem visualizados, e a média de respostas de InMail para eles é 40% maior. Capriche no sorriso, olhe para a câmera e invista em roupas que demonstram profissionalismo.

Títulos atrativos:

cite como você resolve a dor do cliente. Vendedores no LinkedIn, muitas vezes, utilizam um formato muito simples para seus títulos:

[sua função] ajudando [seus clientes] a resolver [problemas dos clientes].

Resumo:

esse é o seu “discurso de vendas de 30 segundos”: concentre-se no que você faz, como ajuda seus clientes e no melhor modo de vocês estabelecerem contato. Escreva na primeira pessoa, evite tópicos e mencione competências e experiências que estejam diretamente conectadas com seu trabalho atual.

Conteúdo de mídia:

insira vídeos, publicações de blogs, infográficos e SlideShares para aumentar o engajamento dos visitantes com você. Limite-se a cerca de cinco peças de conteúdos de mídia para o resumo e duas para seu cargo mais recente, concentrando-se nos produtos e soluções específicas que oferece.

Prospecção

Na etapa dedicada à busca de novos clientes, não basta encontrar o perfil de Lead certo para o seu negócio, é preciso gerar volume.

Uma missão e tanto aos vendedores, que podem contar com o LinkedIn Sales Navigator para driblar o desafio.

A plataforma gera recomendações de potenciais clientes e insights de vendas, além de possibilitar que você crie e estreite relacionamentos a fim de gerar vendas.

É possível solicitar uma demonstração gratuita da ferramenta. A versão completa do recurso oferece:

  • uso de mais filtros na busca avançada e ter acesso a todos os resultados de busca (como função, anos de experiência, setor de atuação e porte da empresa)
  • visualização de toda a lista de pessoas que visitaram o seu perfil
  • envio de InMails diretamente para qualquer pessoa, mesmo que ela ainda não seja uma conexão
  • recebimento de sugestões personalizadas de novos Leads, de acordo com as preferências de segmentação estipuladas pelo usuário

Account-Based Marketing (ABM)

Tendência no mercado B2B, a empresa cria estratégias personalizadas para se comunicar e se relacionar com Leads e prospects.

É uma abordagem que foca as atenções em contatos definidos ㄧ em vez de mirar um segmento de mercado, por exemplo.

É aí que entra em cena o LinkedIn Account Targeting, cujo objetivo é engajar as contas que mais importam para o seu negócio, focando em influenciadores e entregando conteúdo relevante.

A plataforma cruza os dados de sua lista de contas-chave com as mais de 13 milhões de Company Pages do LinkedIn e cria um segmento de contas-chave. Bingo!

Encontre as pessoas certas com a busca avançada

Uma ótima ferramenta no LinkedIn é a busca avançada de usuários. Para acessá-la, clique na caixa de buscas que fica no topo da página e, no tópico Pesquisar, clique em Pessoas.

Você pode filtrar os resultados segundo a localidade, conexões ou empresas atuais dos usuários. Disponível na versão gratuita.

Como fazem os melhores vendedores no LinkedIn?

O segredo dos profissionais para fechar negócios na rede começa logo no “primeiro contato” com o potencial cliente.

A mensagem é focada nos objetivos e interesses pessoais do prospect. Confira como eles fazem:

Identificam o público de interesse:

descubra os tipos de pessoas mais propensas a se beneficiarem com o seu negócio. Pense em fatores como setor, função/ departamento, localidade e nível de experiência.

Criam o próprio discurso:

o tom e a estrutura do seu “primeiro contato” definirão o restante do relacionamento com o potencial cliente. Isso é particularmente importante quando você precisa abordá-lo diretamente sem uma indicação. Com o InMail é possível enviar mensagens a usuários do LinkedIn com quem você ainda não tem uma conexão e o usuário pode acessá-las por meio de três canais: a caixa de entrada do LinkedIn, a caixa de entrada do email e por mensagem pop-up, que aparecerá no aplicativo do LinkedIn na próxima vez que o usuário abri-lo.

Estruturam a mensagem em três parágrafos:

1º parágrafo: observe o perfil do seu potencial cliente e busque uma conexão comum ou assunto interessante para utilizar como ponto de partida para a sua conversa. Bons tópicos para quebrar o gelo são atividades esportivas ou comunitárias, formação acadêmica semelhante e publicações do usuário no LinkedIn.

Dica 1: no Sales Navigator, é possível salvar os Leads e as contas de seu interesse para acompanhar de forma organizada todas as notícias e atualizações feitas por eles, facilitando o relacionamento entre vocês.

Dica 2: seja autêntico em relação ao seu interesse. É fácil detectar um falso entusiasmo nas redes sociais.

2º parágrafo: seja breve. Diga resumidamente o motivo do seu contato e o que você ou sua empresa podem fazer para ajudar aquela pessoa. Cite os benefícios que você pode oferecer.

Dica: a atenção de um leitor online dura aproximadamente oito segundos. Garanta que suas mensagens contenham até 100 palavras.

3º parágrafo: sempre finalize a mensagem solicitando uma ação. Sugira uma reunião ou coloque-se à disposição para uma conversa. Esse é o melhor modo de garantir uma resposta e começar a construir um relacionamento.

Essas são as boas práticas para você vender no Linkedin. Espero que você tenha gostado e que consiga ter bons resultados seguindo essas dicas.

Aproveite que estamos falando sobre Linkedin e me adicione na sua rede e siga aa página da Marketeria neste link!

Fique a vontade para comentar o que você tem feito para vender no Linkedin.

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