Não há como negar a existência da crise e a retração de alguns mercados em função desse cenário no Brasil. Mas é possível vender mais e tirar vantagem da crise se for criada uma estratégia para o momento atual entendendo como fechar mais negócios com o inbound marketing e o inside sales.

Algumas das estratégias que geram resultados efetivos são o inbound marketing e inside sales, técnicas que devem ser aplicadas nesse momento de crise, pois as ações decorrentes dessas táticas aumentam o fluxo de vendas em sua empresa. 

Aumentar as vendas e otimizar o tempo com inside sales

O inside sales representa economia e lucro nesse momento crucial em que vive a economia brasileira. O tempo ganho e a rapidez nas negociações resultam em maior volume de fechamento de negócios. Através do inside sales elimina-se o conceito de vendas externas que acaba gerando pouco ou nenhum resultado.

Na busca de resultados e em formatos para descobrir como fechar mais negócios, uma grande parcela de empresas estão adotando esse novo modelo de negócio, mais eficiente e que otimiza as ações de vendas e marketing.

Nesse formato é possível reduzir custos, realizar um atendimento qualificado com maior demanda e, consequentemente, aumentar o faturamento com o fechamento de novos negócios, mesmo em tempos de crise.

Ao adotar o modelo inside sales o foco é vender por meio do telefone ou da internet, economizando o tempo da equipe de vendas que poderá focar mais nas ações efetivas de vendas. É importante não confundir inside sales com marketing, porque esse é um processo genuinamente voltado para vendas.

Outro detalhe que precisa ser esclarecido é que o inside sales não é  como o tradicional telemarketing onde se realizam ligações em qualquer horário e para qualquer pessoa, e até mesmo de forma fria. A sua equipe de vendas precisa trabalhar de forma organizada e metódica realizando os contatos a partir de leads de marketing de entrada. É uma forma de explorar as oportunidades deixando de lado a agressividade de um fechamento de vendas.

Inboud marketing para melhoria do conteúdo 

O termo inboud marketing nasceu a partir do conceito de “Permission Marketing”, um dos livros mais conhecidos do autor Seth Godin. Dessa forma, o marketing de entrada passa a existir quando você cria sua alternativa de mercado através da produção conteúdo qualificado e construção de relacionamentos. Esse é o mote do inboud marketing que irá facilitar o processo de vendas no inside sales.

Se o inboud marketing é um conjunto de ações que reforça a percepção da sua marca, por outro lado o inside sales é a comunicação  direta para as vendas. Por isso, a combinação desses dois modelos possibilita a geração de novos negócios e o crescimento de sua empresa a médio prazo.

O trabalho de inboud marketing é essencial para fortalecer o departamento de vendas que faz o trabalho de inside sales. Nessa parte do processo, o conteúdo faz toda a diferença. É preciso criar conteúdos relevantes para seus leads, como artigos no blog da empresa, posts e twetts com recomendações, que possam fazer a diferença na vida de seus prospectos para que reconheçam autoridade naquilo que você produz.

Integração que gera resultados

Para integrar o inside sales com o inbound marketing, é preciso certificar-se de que a mensagem tem consistência em todos os ativos humanos e digitais, além de elaborar uma estratégia  para que o conteúdo de marketing das campanhas consiga atrair uma entrada específica.

A equipe de vendas precisa trabalhar de uma forma segmentada dentro do inbound marketing, além de fornecer feedback para o pessoal do marketing para que as reações às mensagens e conteúdos sejam mensuradas e assim fortalecer a estratégia adotada ou rever alguns pontos.

Ajustando as ações, gerando engajamento entre essas duas áreas e buscando motivar a equipe, criando um verdadeiro time de marketing e vendas, cada um em suas posições, mas com o mesmo foco em termos de resultados, suas vendas crescerão de forma significativa mesmo em meio à crise que assola o país.

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