Ações com e-mail marketing são ótimas para que o cliente e os potenciais consumidores de seus produtos não se esqueçam de sua marca. Enviá-los com certa frequência é como dizer: “não nos esquecemos de você, temos um produto certo para sua necessidade, confira”! Mas para que estas ações sejam realmente funcionais, você precisa ter a autorização para enviá-lo. Informações não concedidas podem surtir efeito contrário: ao invés de a pessoa ficar receptiva a seu negócio, ela poderá tomar aversão. E com toda certeza, não é isso que querermos, certo?

Com todos os endereços eletrônicos listados, é hora de mandar a mensagem. Mas “o quê” e “como” enviar? Listamos neste post ótimas dicas para que você faça esta ação com qualidade e de maneira estratégica. Portanto, confira!

Faça um planejamento

Planejar é pensar previamente quais serão as etapas a serem cumpridas até a obtenção do resultado esperado. Isso ajuda a prevenir erros e a minimizar os riscos e imprevistos. Quanto mais detalhado, maiores as chances de as metas serem alcançadas.

Dicas de Envio de E-mail Marketing

  • Qual conteúdo enviar?

Aproveite datas comemorativas como o Dia dos Pais, dos Namorados, da Secretária, dentre outras, e direcione o conteúdo com sugestões de presentes. Aproveite e faça ofertas especiais por tempo limitado para cada um destes envios. Por fim, não se esqueça de linkar os anúncios ao seu site. Isso aumentará o tráfego na sua página, proporcionando mais vendas, visitas e divulgação de sua marca.

  • Segmente seus clientes

Conhecer bem seu cliente, saber o que ele procura e deseja é importante na hora de segmenta-lo e desenvolver ações específicas para cada um dos grupos definidos. Crie campanhas personalizadas seguindo as informações previamente coletadas e envie o conteúdo certeiro para a necessidade dele.

  • Defina bem o campo “assunto”

Parece simples, não é mesmo? Diante do planejamento, segmentação e conteúdo, por que se preocupar com o assunto do e-mail? A resposta também é simples, porque é este o campo em que o leitor terá seu primeiro contato com a mensagem transmitida. Se a chamada não for interessante, corre-se o risco de ela ir para a lixeira sem nem mesmo ser aberta. Por isso, vale a pena dedicar alguns minutos pensando em uma forma chamativa de escrevê-la.

  • Faça promoções

Incentive o leitor a visitar sua página e a comprar seus produtos por meio de promoções exclusivas para os assinantes de sua newsletter, por exemplo. Bônus, cartão fidelidade e frete grátis são outros ótimos estímulos. Invista!

  • Analise os resultados

Após alguns envios, comece a avaliar quais os dias e horários que oferecem melhores resultados. Faça este teste com todos os grupos segmentados e veja qual funciona melhor para cada um deles. Em seguida, analise as taxas de abertura dos e-mails, isto é, quantos foram os que abriram a mensagem e qual foi a taxa de cliques. Por meio destes dados, você consegui direcionar ainda mais suas mensagens e ressaltar ou alterar, produtos que oferecem maior apelo comercial. Monitore também a quantidade de e-mail que retorna e delete-os de sua lista.

Depois de ler nossas dicas, com certeza você já percebeu que não é simplesmente criar uma mensagem e clicar em “enviar” que trará os resultados esperados para sua empresa. Caso você não possua tempo ou um profissional em sua organização capaz de utilizar todas as técnicas e recursos disponíveis para mandar um e-mail marketing que forneça um efetivo retorno, procure uma agência de marketing digital para assessorá-lo nesta questão. O que você não pode é deixar de utilizar esta ferramenta estratégica para criar relacionamento e aumentar as suas vendas.

E você, está pensando em aplicar estas dicas? Conte como você pode usar as ideias nos comentários abaixo!