Entre as poderosas ferramentas que o marketing digital nos oferece, podemos dar destaque ao e-mail marketing. Ele tem sido grande aliado de muitas empresas que querem captar e consolidar seus clientes. Não há como negligenciar os grandes benefícios que essa prática pode trazer para a empresa que se disponibilizar a utilizá-la.

Porém, como toda ferramenta do marketing digital, o e-mail marketing deve ser estudado para que seu uso seja realmente eficaz. Uma série de fatores podem interferir nos resultados dele.

Pensando nisso, desenvolvemos uma lista de estratégias para obter sucesso com e-mail marketing que certamente ajudarão você, são elas:

Deixe as mensagens mais humanizadas

Pense que seu texto deve persuadir e conquistar o consumidor. Ninguém gosta de receber textos que parecem que foram escritos por robôs. Sua mensagem deve dialogar com o público de forma interativa e eficaz. Usar muito de formalidades e termos técnicos deixa o texto desinteressante. Estude o público e saiba qual a melhor forma de se comunicar com ele. Lembrando sempre de deixar as mensagens humanizadas.

Evite enviar apenas mensagens de vendas

Use o e-mail marketing para mostrar que sua empresa tem mais a oferecer ao seu público. Cultura, informações, dicas, entre outros, são recomendáveis. Se sua empresa vende CDs de música, por exemplo, que tal enviar mensagens que tenham dicas sobre o gênero musical que seu cliente mais gosta? Isso mostrará a ele que você pode oferecer outros valores além do seu produto. Esses detalhes fazem com que a admiração do cliente com a marca cresça.

Informar o nome do cliente

Quando uma mensagem contém nosso nome passa a ideia de exclusividade. Mostra que a mensagem foi diretamente direcionada àquela pessoa e que não é mais um e-mail enviado a várias pessoas aleatoriamente. Sempre que possível, informe o nome do cliente, isso trará bons resultados ao seu e-mail marketing.

Torne o e-mail interativo

Uma das maneiras de fazer isso é colocar no e-mail links dos outros espaços da marca no meio digital. Assim o cliente tem outras opções para continuar analisando e interagindo com a empresa. Site, redes sociais e outros. Induza o cliente a, depois de ler seu e-mail, continuar conectado com a empresa por outras ferramentas.

Seja objetivo em sua mensagem

Nada de mensagens imensas e redundantes. Estabeleça objetividade e clareza para que sua mensagem alcance o resultado esperado. As pessoas geralmente acessam seu e-mail de diferentes plataformas, notebooks, tablets, celulares e outros. Então é recomendado que as mensagens sejam curtas e possíveis de se ler em qualquer momento ou circunstância.

Invista em bons layouts

Caso utilize imagens, banners e outros, invista em bons layouts. Chamativos, criativos, que despertem a curiosidade das pessoas que terão acesso ao conteúdo. Um design bem desenvolvido não é artigo de luxo, e sim uma estratégia que ajuda a alavancar vendas e dar destaque ao produto.

Seja criativo no “assunto” do e-mail

O assunto do e-mail é o que, muitas vezes, vai definir se o cliente vai ou não abrir seu e-mail. Nesse momento, criatividade e bom senso ajudam muito. O assunto deve ser intrigante e deixar seu cliente interessado e curioso.

Pesquise o público

Para toda boa campanha dar certo é preciso investir na pesquisa do público. Com o e-mail marketing não é diferente. Pesquisar e estabelecer metas ajuda a sua campanha a obter o resultado esperado.

Todas as dicas citadas devem ser constantes para que o sucesso seja realmente satisfatório e relevante para a empresa.

E a sua empresa, já aplica essas dicas nas estratégias de e-mail marketing? Conte para a gente nos comentários!