Existem muitas dúvidas sobre como aplicar um marketing digital eficiente e fidelizar clientes para obter sucesso em um empreendimento online. O e-commerce, em português, significa comércio eletrônico e um claro exemplo desse tipo de comércio é a compra e venda de produtos e serviços através de lojas virtuais. No início, ele era usado basicamente para a venda de bens com valores bastante acessíveis, mas atualmente também é utilizado para comercializar produtos que valem milhões. Por isso, uma boa estratégia de marketing digital pode tornar o e-commerce um negócio de grande sucesso.

Se você quer organizar o seu e-commerce de maneira eficiente e com estratégias relevantes, fique ligado nas dicas a seguir:

5 dicas eficientes para um marketing digital no e-commerce

Definir uma estratégia eficiente de marketing digital para um empreendimento virtual varia de acordo com o segmento em que está inserido o negócio. Porém, essas dicas podem se enquadrar facilmente na maioria dos negócios digitais.

1 – Defina o segmento e o público-alvo

Para começar a investir em marketing digital, é preciso, antes de tudo, definir o segmento de mercado que o negócio irá atender e o perfil do público-alvo. Perguntas como “o que fazer?”, “Para quem fazer?”, “quando fazer?” e “como fazer?” são fundamentais para quem pretende dar início a um projeto de e-commerce promissor.

Quanto ao público-alvo, é necessário traçar o perfil estimado do seu público. Gostos, hábitos e fatores socioeconômicos são algumas informações importantes para definir quem será o futuro cliente. Procure deixar de lado as preferências e desejos pessoais e passe a priorizar a compreensão das preferências e hábitos dos clientes futuros para conhecê-lo melhor.

2 – Utilize os recursos de SEO

Através dessa técnica, podemos aplicar um conjunto de estratégicas que objetivem, principalmente, na melhora do posicionamento do seu site nas páginas de buscadores, como Google e Bing, por exemplo.

Os recursos de SEO (search engine Optimization) possibilitarão um melhor desempenho do site na internet, mas, para isso, é importante que se crie conteúdos únicos, exclusivos e de qualidade. Algumas ferramentas de gerenciamento de SEO estão disponíveis na internet e podem ajudar no processo de otimização do site. Google Trends, Google Adwords, Robots.txt, Meta Tags, Links e Backlinks, Links Patrocinados, Alexa, PageRank e Popularidade são algumas opções interessantes a serem levadas em consideração para essa estratégia.

3 – Envios de e-mail marketing

Estudos indicam que a mala direta e o e-mail marketing são as ferramentas mais usadas para se obter um maior impacto e uma melhor taxa de conversão no e-commerce. Segundo as pesquisas, o e-mail ainda é um dos recursos mais utilizado para trocar mensagens, e isso pode trazer um retorno significativo para o negócio.

O e-mail marketing funciona bem, mas é importante ressaltar que algumas regras básicas devem ser seguidas, tais como: ser honesto com o destinatário, ter em mente os desejos e necessidades do público-alvo, priorizar o que é importante, criar uma mensagem atrativa, usar uma plataforma adequada para envio dos e-mails, monitorar e analisar os resultados e procurar sempre inovar nas campanhas, buscando novas abordagens. O e-mail marketing pode ser uma ferramenta bastante funcional, se usado de forma correta e coerente.

4 – Tenha uma loja virtual visualmente agradável e segura

A segurança que o e-commerce passa ao cliente aumenta significativamente as chances de conversão e, a aparência da loja virtual é um ponto crucial para um negócio bem sucedido. Esses fatores são determinantes para que o cliente se sinta seguro e confiante na hora de comprar e pagar pelo produto ou serviço adquirido. Considere, primeiramente, o perfil do cliente e os produtos que serão comercializados no site para, então, começar a trabalhar na aparência da loja virtual.

Um bom exemplo: Imagine que o público-alvo seja jovem. Uma loja com um design mais moderno, descontraído e com imagens que chamem a atenção será essencial. Mas independe disso, o site precisa ser de fácil navegação, com categorias devidamente separadas e organizadas para facilitar o acesso do cliente aos produtos desejados. Dessa forma, o incentivará a comprar com maiores chances de fidelizá-lo.

5 – Gerenciamento de campanhas PPC

Os serviços de gerenciamento de campanhas PPC (Pay Per Click Services – Pagamento por Visitas Recebidas, em português), são conhecidos também como Links Patrocinados. Lá, é possível criar pequenos anúncios que aparecerão no topo (ou no lado direito) dos resultados de pesquisas apresentadas no Google, Bing e Yahoo ou qualquer outro site de busca. Se paga somente quando alguém clica e visita a página ao qual for direcionado pelo anúncio. O valor é determinado pela taxa de cliques que um anúncio do segmento recebe, além da relevância do texto dos anúncios, das palavras-chaves aplicadas, e das páginas de destino.

Quanto mais usuários clicarem no anúncio, mais custo terá. Porém existe grandes chances de se converterem em vendas e fidelização do cliente para o negócio.

Contudo, se você está começando seu negócio,  o mais indicado é ter o auxílio de uma agência de marketing digital que disponibilizará de profissionais qualificados para cuidar de todas as etapas que tornarão o e-commerce em um verdadeiro negócio de sucesso.

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