O entendimento do flywheel é a evolução que você precisa para acelerar o crescimento da sua empresa e a satisfação dos seus clientes. Entenda por que o funil não é a melhor metáfora para a sua empresa e como funciona o flywheel.

É provável que você pense na sua empresa como um tipo de funil.

Uma grande quantidade de pessoas que conhece a empresa.

Uma quantidade menor de pessoas que interage com a empresa.

Uma quantidade ainda menor que realmente compra.

Ver a empresa como um funil é fácil porque sempre você olha para um gráfico que representa um processo de conversão, ele tem este formato.

Ver a empresa como um funi é fácil, mas é um erro comum.
Ver a empresa como um funi é fácil, mas é um erro comum.

Mas há um grande erro em pensar na empresa como um funil.

No mundo real, quando usamos um funil…

Colocamos algo por cima, esperamos sair no fundo…

E é isso.

Todo movimento para até que você coloque algo mais por cima.

Conforme você alimenta o funil, o que está na parte de baixo, não influencia tanto no que está na parte de cima.

Se o que está embaixo escoa e sai do caminho, o que está em cima nem percebe o que aconteceu.

Já no mundo comercial..

Quem sai pelo fundo do funil pode ter uma enorme influência sobre quem está em cima.

Os clientes que amarem a sua empresa e o seu produto vão contar aos amigos para comprar com você também.

O fundo do funil pode alimentar a parte de cima.

No mundo real isso é impossível. É até difícil imaginar como isso poderia acontecer.

Mas no mundo comercial, isso se chama bons negócios.

Se as pessoas que tiverem uma experiência ruim, elas também contarão aso amigos.

Quem sai do funil pode impedir que outras pessoas entrem nele.

Pensando nos funis do mundo real, é difícil imaginar uma circunstância em que o que já saiu do funil poderia, de alguma maneira, voltar para cima e impedir que outras coisas entrem nele.

Isso é um fato importante sobre a natureza humana que todo líder do mercado precisa entender.

A atitude das pessoas que deixam o seu funil influencia diretamente a quantidade de pessoas que estão dispostas a entrar na parte de cima.

O funil não é a melhor metáfora para a sua empresa.

Uma metáfora melhor seria um flywheel.

flywheel

Flywheel é um componente mecânico que armazena energia rotacional.

Quando um flywheel recebe energia, ele começa a girar.

flywheel começando a girar

Quanto mais energia, mais rápido é o giro.

O flywheel continua girando até que alguma outra força aja para ele desacelerar.

Do ponto de vista comercial, a rotação do flywheel representa a expansão dos negócios.

Os clientes satisfeitos dão a energia que abastece o crescimento.

Por outro lado, se você produz clientes insatisfeitos, esses clientes vão mexer no flywheel e desacelerar o crescimento da empresa.

Tudo o que você faz deve ter o objetivo de gerar clientes que aplicarão energia positiva ao flywheel e acelerarão o crescimento da sua empresa.

É por isso que a metodologia inbound é circular.
Ao atrair clientes com um problema que você pode resolver, ao engajá-los de um jeito que atenda ao que eles querem, e ao encantá-los em cada estágio da jornada do comprador, você gera a energia que alimentará o crescimento da sua empresa.

flywheel nova forma de entender o inbound

Você não está trabalhando sozinho no crescimento da empresa.
Você conta com a ajuda de todos aqueles clientes fiéis também.

Entenda como o flywheel funciona

No centro de tudo está a estratégia e ferramenta de CRM. Conectado ao CRM temos as ferramentas e processos de marketing, vendas e Sucesso do Cliente, para fazer o flywheel rodar.

O marketing tem a missão de atrair desconhecidos e transformá-los em contatos, educar os esses contatos para que eles fiquem mais inteligentes e preparados para reconhecer o problema, considerar as soluções e decidir conversar com o time de vendas. O time de vendas tem a missão de engajar com estes contatos de forma contextualizada e relevante visando transformá-los em clientes. O Sucesso do Cliente tem a missão de encantar esses clientes para que estes clientes ajudem a alimentar novamente o flywheel.

flywheel com CRM para suportar o inbound

CRM deve integrar marketing, vendas e sucesso do cliente para atrair, engajar e encantar clientes

 

Entenda quais recursos tecnológicos você precisa ter para manter o seu flywheel em movimento

flywheel e suas ferramentas

Ferramentas de Atração

  • Chamadas
  • Prospects
  • Modelos de email
  • Agendamento de reuniões
  • Bots de conversa

Ferramentas de envolvimento

  • Negócios
  • Vídeo
  • Manuais
  • Sequências de email
  • Automação de vendas

Ferramentas de encantamento

  • Orçamentos
  • Automação de vendas
  • Notificações inteligentes
  • Caixa de entrada de conversas
  • Encaminhamento de conversação
  • Pesquisa de Satisfação NPS

Atenção

Para garantir que seu flywheel funcione corretamente você precisa de 3 coisas em equilíbrio. Se um faltar, não vai funcionar.

Você precisa de processos, ferramentas e pessoas treinadas.

Conte com a Marketeria para te ajudar a:

  • Revisar a estratégia
  • Definir os processos
  • Implementar as ferramentas
  • Treinar as pessoas

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