O Inbound Marketing para empresas de TI é uma estratégia de marketing digital muito efetiva. Isso porque o público-alvo deste tipo de negócio costuma ser altamente conectado. Também porque calcular os retornos sobre os investimentos (ROI) no ambiente digital, algo muito importante nestas organizações, fica muito mais fácil.  

Não é incomum, no entanto, que empresários e gestores de marketing de empresas de TI perguntem quanto custa pôr em prática um projeto de Inbound Marketing.

Pensando nisso, resolvemos também apontar quanto custa não fazer Inbound Marketing em empresas de TI. Acompanhe!

Qual o custo do Inbound Marketing para empresas de TI

Não é tarefa fácil passar uma estimativa de custos em uma estratégia de Inbound Marketing para empresas de TI. Por várias razões: os valores variam de empresa para empresa, diversos fatores precisam ser levantados, não existe uma única forma de implementar o Inbound Marketing.

Também o porte da empresa precisa ser considerado. Uma desenvolvedora de software que consegue atender a um número X de clientes, por exemplo, tem capacidade para receber em seu funil de vendas uma quantidade X de leads.

Outro ponto importante na hora de avaliar quanto custa o Inbound Marketing é o esforço de marketing digital já empregado até então pela empresa. São verificados, por exemplo, indicadores como: visitas, leads e negócios gerados a partir do site, funil de vendas, grau de automação do marketing.

Também são analisados: a integração das ações de marketing com a área de vendas, além dos ativos digitais já disponíveis, campanhas de anúncios online já realizadas, taxas de conversão, uso das mídias sociais etc.

Em linhas gerais, nossa experiência aqui na Marketeria nos permite afirmar que é interessante reservar em média R$ 150.000,00 anuais para o Inbound Marketing.

Este é, na verdade, o valor mínimo de um projeto que contempla:

  • planejamento;
  • consultoria semanal com um especialista em integração de marketing e vendas;
  • produção de conteúdo (blog, e-books, whitepapers, redes sociais etc.);
  • diagramação;
  • automação da estratégia
  • operacionalização;
  • ações de social media.

E qual o custo de não fazer Inbound Marketing para empresas de TI

Para entender com ainda mais facilidade o valor do Inbound Marketing para empresas de TI, é interessante analisarmos os custos para manter a estratégia “tradicional” de marketing (outbound).

Boa parte do dinheiro investido em ações como anúncios em veículos impressos, por exemplo, é perdido.

Diferentemente do que fazemos no Inbound Marketing, no modelo tradicional não é possível direcionar as ações para um público-específico, nem testar a estratégia enquanto ela estiver no ar. Daí que é sempre preciso gastar bastante para impactar um público amplo e “tentar a sorte” de chegar até os clientes ideais.

Outro ponto que não pode se perder no horizonte é tudo que a empresa investe para ter visibilidade de marca, bem como para se diferenciar da concorrência.

No marketing outbound, essas métricas requerem estudos e pesquisas de mercado que são muito caros e, muitas vezes, não aferem os resultados com 100% de precisão.

O que sua empresa de TI está perdendo por não ter uma boa estratégia de Inbound Marketing

De uma forma geral, para entender quanto custa não fazer Inbound Marketing para empresas de TI, é importante se fazer algumas perguntas:

Qual o valor da visibilidade da minha marca?

Considere a importância de ter uma forte presença digital, com site, blog, redes sociais e ações de mídia paga (Google Adwords, por exemplo).

Nenhuma empresa de TI pode se dar ao luxo de não ser encontrada facilmente nos mecanismos de busca.

E o mais interessante é que, quando bem aplicado, o Inbound Marketing torna essa presença consolidada em pouquíssimo tempo.  

Consigo mensurar os custos investidos na competição com meus concorrentes?

Na disputa pela atenção do público-alvo, sua empresa só se destacará da concorrência se for facilmente encontrada pelos potenciais clientes no momento em que eles buscarem soluções para resolver seus problemas.

Com o Inbound Marketing, é possível mensurar com grande facilidade os resultados e compará-los com o que os concorrentes estão obtendo.

Minhas ações de marketing contribuem para a eficiência dos processos de vendas?

Com o Inbound Marketing, é possível definir uma jornada de compra que atraia mais leads, gere um relacionamento efetivo com eles os conduza para a decisão de compra mais rapidamente.

Em outras palavras, o funil de vendas do time comercial está sempre sendo alimentado e leads qualificados e preparados para falar sobre negócios são entregues com frequência.

Marketing e vendas trabalham lado a lado no meu negócio?

O Inbound Marketing também oferece todas as condições para a integração de marketing e vendas em uma mesma sintonia.

Isso significa dizer que, através dessa tática, é possível tornar a força de vendas mais poderosa com a inteligência trazida pelas ferramentas de automação de marketing integradas a softwares de CRM, por exemplo.

Também o marketing digital é incrementado a partir do momento em que os vendedores colaboram mais, informando, por exemplo, dados e impressões que só eles têm sobre o mercado consumidor.

— Entenda melhor neste artigo: Alinhar Marketing e vendas: Entenda o poder alinhar estas equipes.

Como minhas ações de marketing têm contribuído para aumentar as receitas da empresa?

Com mais visibilidade da marca, atraindo os leads certos na hora certa e nutrindo-os de maneira correta, as receitas da empresas são irrigadas mais rapidamente e com custos menores.

É dizer: com Inbound Marketing, sua empresa vai gastar menos para adquirir novos clientes; também conseguirá fidelizar mais, gerando negócios recorrentes.

Como iniciar uma estratégia de Inbound Marketing para empresas de TI

Normalmente, por falta de uma estratégia digital fundamentada em métodos, práticas e ferramentas (por falta do Inbound Marketing), as perguntas listadas acima não podem ser respondidas com precisão.

Em muitos casos, as respostas trazem descobertas não muito agradáveis, sendo a principal delas: estou gastando muito dinheiro e obtendo poucos retornos!

Por fim, o mais recomendado é que você busque ajuda de uma empresa especializada em Inbound Marketing para empresas de TI.

Aqui na Marketeria, temos grandes cases de sucesso neste mercado. Conheça os mais recentes:

Nós podemos te ajudar a fazer um diagnóstico preciso e a traçar um plano de ações que potencialize geração de oportunidades de negócio logo no primeiro mês.

Atuamos de ponta a ponta: do desenvolvimento do projeto até a mensuração dos resultados, passando pela produção e publicação de conteúdos.

Quer entender na prática a eficácia de uma estratégia de Inbound Marketing para sua empresa de TI? Fale conosco agora mesmo e veja como podemos ajudá-lo!