Um estudo da Velocify, empresa de tecnologia americana, realizado em 2014, descobriu que mais de 45% das empresas naquele país já utilizavam o processo de Inbound Sales para ganhar mercado.

De lá para cá, mais e mais empresas no Brasil vêm adotando esta nova metodologia. A conscientização das vantagens vêm ganhando força no país, especialmente no atual momento de retração da economia.

Veja, a seguir, as mais fortes razões para desenhar e implementar um processo de Inbound Sales no seu negócio:

1. Diminuição dos custos de aquisição de clientes

Mais de 60% dos entrevistados pela Velocify citaram a redução de custos de aquisição de clientes como o maior benefício do método Inbound Sales. Por meio de ações no ambiente online, automação de anúncios (Google Adwords, Facebook Ads etc.), produção e distribuição de conteúdo próprio, dentre outros, os consumidores são atraídos até os canais digitais, o que diminui a necessidade de ir a campo para prospectar.

Além disso, os investimentos em marketing digital são totalmente focados no público-alvo e, por meio das ferramentas online, tornam-se previsíveis, controláveis e mensuráveis — o que não é possível fazer no marketing tradicional (anúncios em revistas, TV, rádio).

— Leia também: Como escolher o público-alvo corretamente.

2. Melhorias no relacionamento com leads

Com o Inbound Sales, os leads vêm até os canais digitais da empresa. Eles se auto educam através do conteúdo disponível no site, blog, redes sociais etc. e ganham confiança na marca.  Isso, para 54% dos executivos consultados pela Velocify, esta é uma grande vantagem.

Neste método, os leads estejam na etapa do funil que estiverem, estão sempre sendo brindados com conteúdo através de e-mail marketing e ações em redes sociais, o que faz com que a marca esteja sempre em suas mentes — de uma forma não invasiva, mais focada em levar conhecimento —, o que chamamos de ‘nutrição de leads’.  

3. Contato mais assertivo com os leads

Também quando um vendedor entra em contato com um lead que já está pronto para fechar negócio, ele tem dados para uma conversa mais assertiva. Ou seja, ele sabe exatamente qual foi o conteúdo consumido, como foram as interações deste lead com a marca (os downloads que ele fez, as conversas nas redes sociais, as dúvidas etc.).

— Leia também: Como fazer planejamento de marketing digital e vendas integrado.

4. Equipe comercial mais produtiva

A Aberdeem realizou um estudo no qual constatou que 60% dos profissionais de vendas que atuam da forma tradicional (sem um processo de Inbound Sales) não conseguem atingir as metas de vendas, mesmo fazendo o máximo esforço.

Com uma estratégia de Inbound Sales, como a maior parte da jornada de compra dos leads é suportada pelo conteúdo online (artigos no blog, social posts, e-books, vídeos etc.), os vendedores podem dedicar seus esforços e seu tempo no contato com os prospects que já estão prontos para fechar negócio.

Isso torna os vendedores mais produtivos e assertivos. Eles também gastam menos dinheiro e tempo com prospects que não estão prontos para comprar.

5. Diminuição dos custos operacionais da equipe comercial

Com uma boa estratégia de Inbound Sales, os vendedores não precisam fazer muitas viagens, diminuem a quantidade de ligações para prospects, reduzem os esforços com leads que não estão prontos para comprar.

Os próprios investimentos em qualificação e treinamento da equipe comercial são mitigados com uma boa estratégia de Inbound Sales. Como todos os produtos e serviços estão bem descritos nos canais digitais, assim como as principais dúvidas do público-alvo, os vendedores só precisam acompanhar as publicações para ter o discurso comercial na ponta da língua. E isso pode reduzir os investimentos da empresa em treinamentos de vendas.

— Leia também: Como aumentar as vendas com marketing digital em 2016.

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