Como o Inbound Sales vem ganhando cada vez mais espaços e há muitas empresas interessadas em conhecer os benefícios deste inovador processo de vendas, uma dúvida também surgiu para muitos empresários: o Inbound Sales deve substituir o processo tradicional de vendas?

E a resposta é não. Por vários motivos, que explicarei ao longo deste artigo, o Inbound Sales não deve substituir o contato pessoal dos vendedores com os clientes ou o processo de vendas internas, por exemplo. Acompanhe!

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Marketing e vendas tradicionais ainda são muito importantes

O novo consumidor está cada vez mais digitalizado, cada vez mais utilizando a internet para se informar sobre produtos e serviço, descobrir fornecedores e até fechar negócios — no passado foram movimentados mais de 41,3 bilhões de reais, de acordo com a e-bit.

No entanto, ainda é muito importante para muitos negócios fazer uso do marketing tradicional. Especialmente quando falamos de posicionamento de marca, anunciar em revistas, jornais, emissoras de TV e rádio pode ser muito útil, pois estes veículos têm amplo alcance e podem ajudar a fixar a empresa no imaginário do público.

Da mesma forma, uma pesquisa do SPC mostrou que para 63% dos consumidores brasileiros, visitar lojas físicas é ainda rotina antes de decidir por uma compra — apesar de 99% deles já utilizarem as pesquisas no Google para buscar produtos e serviços.

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Inbound Sales escala as vendas e otimiza o processo produtivo

Assim, vender da forma tradicional ainda será necessário por muito tempo, por uma série de fatores: muitos consumidores ainda preferem o contato humano do início ao fim da negociação, nem todas as pessoas são ‘alfabetizadas’ digitalmente, muitas nuances só são captadas a partir de uma boa conversa.

[easy-tweet tweet=”O Inbound Sales deve ser encarado como uma forma de tornar a força de vendas mais inteligente” user=”Marketeria_RS” hashtags=”#inbound” url=”http://goo.gl/2fqane”]O Inbound Sales deve ser encarado como uma forma de tornar a força de vendas mais inteligente, mais atualizada com o que o novo consumidor — mais conectado e com um leque cada vez maior de opções a seu dispor — espera das marcas.

É bom ter em mente que ao montar um processo de Inbound Sales, a empresa estará unindo os departamentos de marketing e vendas para ganhar mais produtividade, diminuir o tempo gasto com prospects que ainda não estão preparados para fechar negócio e, sobretudo, diminuir os custos operacionais (fazer anúncios online totalmente direcionado ao público-alvo, não fazer mais tantas ligações telefônicas, não fazer tantos deslocamentos para visitar clientes etc.).

Ao montar adotar o método Inbound Sales, a empresa melhora seu conhecimento do mercado de atuação, da concorrência, dos potenciais clientes, para desenhar um processo sob medida para o seu negócio. Mas as duas coisas — o processo tradicional de vendas e o Inbound Sales – devem caminhar juntos.

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Não faça Inbound Sales por conta própria

Dito isso, um alerta: para evitar que a estratégia falhe, é importante buscar ajuda especializada para montar um processo de Inbound Sales. Procure uma agência especializada que possa te ajudar em todo o processo de implementação desta forma inovadora de gerar vendas e esteja aberto a quebrar paradigmas, movimentar a cultura comercial do seu negócio.

Uma boa agência pode ajudá-lo a mapear melhor o público-alvo, determinar em quais canais digitais as ações serão feitas, pensar e produzir conteúdos valiosos, qualificar a equipe de Marketing e Vendas para lidar com a automação trazida pelo Inbound Sales, dentro outras atividades que são muito importantes neste método. Fazer Inbound Sales é inovar, é montar uma máquina de vendas. E isso requer condições para suportar a quantidade de leads e oportunidades que passam a surgir.

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Você está pronto para montar um processo de Inbound Sales no seu negócio? Deixe seu comentário!