Até aqui conversamos sobre o conceito de Inbound Sales, como funciona e suas vantagens. Você também entendeu como este método se diferencia do Inside Sales. Agora é hora de refletir sobre os primeiros passos que você deve dar para implementar este processo inovador no seu negócio. Vamos lá?

Passo 1: Tenha uma estratégia de Inbound Marketing bem estruturada e funcionando

Lembre-se que o Inbound Sales é um processo que está debaixo do guarda-chuva do Inbound Marketing — que é ‘marketing de atração’, engloba a criação e distribuição de conteúdo para atrair, se relacionar e gerar confiança no público-alvo através do conhecimento fornecido pela marca.

Em outras palavras, você deve conhecer minuciosamente seu potencial cliente, desenhar uma jornada de compra e entregar conteúdo valioso para conduzi-lo dentro dela (da atração à decisão de compra).

Para isso, é recomendado que você busque uma agência especializada — a Marketeria, por exemplo, está neste momento auxiliando mais de 10 clientes de diversos segmentos a virar a chave (fique à vontade para nos consultar).

Passo 2: Reformule seu processo de vendas com o foco do cliente

Esqueça o foco ‘no’ cliente. Você precisa reformular seu processo de vendas com a visão do consumidor e não mais o contrário. Você precisa entender quais são as necessidades do seu potencial cliente, quais problemas ele precisa resolver, como ele busca informações, qual é a jornada que ele percorre até decidir por uma compra (a compra dos seus serviços e produtos).

Passo 3: Integre Marketing e Vendas

Com a integração de marketing e comercial, os leads são atraídos e tratados já com um foco em vendas. É, portanto, importante que ambos os departamentos sejam conhecedores do funil de marketing e que fique bem claro em qual momento os leads serão entregues aos vendedores para uma atuação mais focada em fechamento de negócio.

Estas duas equipes devem gerar inteligência de vendas, trocar entre si dados que elevem o conhecimento do mercado-alvo; intercambiar ideias e agir em conjunto para fechar mais negócios em menos tempo.

— Leia também: Como fazer planejamento de marketing digital e vendas integrado.

Passo 4: Automatize a jornada do seu consumidor

A integração de marketing e vendas fica mais assertiva com a utilização de ferramentas de automação de marketing. Com um bom sistema automatizado, o passo a passo do funil fica desenhado e as ações passam a seguir um fluxo mais coordenado, um processo – que começa na atração e termina na conversão, passando pela qualificação e pelo relacionamento com o lead.

A automatização também é importante para dar autonomia aos leads, fazer com que ele se auto eduque. Assim, além de ganhar conhecimento e confiança na marca, os leads não geram custos de contatos para prospecção e não correm o risco de serem abandonados no meio do caminho — por conta da rotina corrida do comercial.

Passo 5: Gerencie as métricas e mensure os resultados

Com um processo de Inbound Sales bem desenhado e em pleno funcionamento, você terá inúmeros dados a seu dispor (tráfego dos canais digitais, quantidade de leads, oportunidades, conversões geradas; feedbacks dos consumidores, interações em redes sociais, vendas etc.).

Estas informações devem trazer inteligência de mercado. É com elas que você poderá calcular o retorno sobre o investimento (ROI) e também planejar ações para escalar as vendas. Para isso, tenha métricas claras para acompanhar (medidas úteis que te ajudem a verificar se os resultados estão a contento).

Você já está pronto para inserir o método Inbound Sales no seu processo de vendas? Fale com a Marketeria agora e veja como podemos ajudá-lo!