Neste artigo você vai entender o objetivo do Marketing de Conteúdo. Em resumo, o marketing de conteúdo é uma abordagem que envolve a criação, manutenção, e distribuição de conteúdo interessante, relevante e útil para um público bem definido, que gere “barulho” ou conversas sobre esse conteúdo. Isso acontece porque atualmente, os clientes já estão cansados de mensagens inúteis, spams e propagandas sem valor.

O marketing de conteúdo também é considerado uma outra forma de jornalismo e de publicidade, que cria conexões profundas entre as marcas e os clientes. As marcas que implementam um bom marketing de conteúdo dão aos clientes acesso a um conteúdo de alta qualidade, enquanto contam histórias interessantes no processo. O marketing de conteúdo muda o papel dos publicitários, que passam de promotores para contadores de história.

O marketing de conteúdo quer capturar o cliente para o negócio, fazendo com que o mesmo conheça seu produto, aumentando a geração de leads.

Se você gosta de cozinhar e quando está usando suas redes sociais vê um artigo com o título “10 receitas simples e sofisticadas para quem tem pouco tempo.”, a princípio, o assunto é do seu interesse e a informação pode ser útil para você; e por isso você provavelmente vai querer ler o post. Depois de ler, você pode querer se inscrever no site para receber novos posts. E isso é marketing de conteúdo; o site tem os dados de um potencial cliente sem fazer uma propaganda direta da empresa.

O objetivo do Marketing de Conteúdo

O objetivo do marketing de conteúdo é gerar conhecimento sobre sua marca sem fazer propaganda direta. Quando as empresas fazem propaganda, há uma grande chance dos potenciais clientes rejeitarem o conteúdo e não se inscreverem ou assinarem para receber novas mensagens.

Para criar um marketing de conteúdo eficiente:

  1. Defina seu objetivo: o que você quer alcançar com essa campanha? Aumentar seu conhecimento de marca ou aumentar suas vendas?
  2. Mapeie seu público: qual o perfil dos clientes? Quais os desejos deles?
  3. Planejamento e idealização de conteúdo: qual o tema central do conteúdo e que caminho deve ser seguido?
  4. Criação do conteúdo: quem vai criar esse conteúdo? Quando ele será criado?
  5. Distribuição do conteúdo: onde você quer fazer a distribuição?
  6. Amplificação do conteúdo: qual seu plano para alavancar o conteúdo e para interagir com o cliente?
  7. Avaliação do marketing de conteúdo: Sua campanha foi bem-sucedida? Quais métricas foram utilizadas para medir?
  8. Melhoria do marketing de conteúdo: Como você pode melhorar?

Com o surgimento da internet, as restrições físicas não existem mais para as empresas e marcas. O tamanho da sua empresa e os investimentos volumosos já não são mais determinantes para que uma marca se torne conhecida no mundo digital.

Esse cenário dá oportunidade para que as empresas cresçam, mas também aumenta o nível de competitividade do mercado. Por isso, se você quer se destacar, precisa se adaptar a essa nova era e buscar se destacar no mundo digital, produzindo conteúdo útil e relevante para ajudar o seu cliente ideal a comprar de você.

Ps* Como a sua empresa se diferencia num oceano de informações, anúncios e outras distrações digitais que ocupam todo o tempo dos seus clientes na internet? A resposta é simples. Marketing de Conteúdo Épico. Saiba mais aqui!