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Neste artigo falaremos sobre marketing de conteúdo para venda de software como serviço.

De acordo com a consultoria IDC, mesmo com o tímido movimento da economia brasileira nos últimos dois anos, os serviços de TI devem finalizar 2017 com alta de 2,5%.

Uma das molas propulsoras disso é a Computação em Nuvem que, por sua vez, tem nas vendas de software como serviço (SaaS) seu principal carro-chefe.

Empresas de tecnologia que produzem e comercializam software como serviço, contudo, têm o desafio de vencer a imensa concorrência que não para de crescer.

E o público, seja esteja ele B2B ou B2C, sente dificuldades de separar o joio do trigo. Há excesso de ofertas neste mercado.

É aí que uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo pode ser muito útil para as empresas desse segmento.

Você vai ver, neste artigo, como planejar, produzir e publicar conteúdos relevantes pode ajudar o seu negócio de software como serviço a se destacar da concorrência. Acompanhe!

Marketing de Conteúdo atrai os clientes certos na hora certa

Como uma estratégia calcada em produção e publicação de conteúdos de interesse de um público-alvo (não confundir com propaganda), o Marketing de Conteúdo é fundamental para as empresas que querem ter presença marcante no ambiente digital.

Ao indexar o maior número possível de páginas do seu blog corporativo, por exemplo, empresas que fazem desenvolvimento e vendas de software como serviço têm mais chances de serem encontradas quando potenciais clientes fizerem pesquisas online.

E se as informações forem de qualidade, as pessoas tendem a sentir mais confiança para iniciar uma negociação.

Facilita a aceleração e a escalabilidade das vendas de software como serviço

Quando bem planejada e executada, uma estratégia de marketing de conteúdo tem o poder de acelerar as vendas de software como serviço.

Isso se dá através da captação constante de novos leads para dentro do funil de vendas, que podem ser trabalhados inicialmente pelo time de marketing (utilizando ferramentas de automação) e enviados ao comercial no momento certo.

Todo o período de apresentação do software, explanação dos diferenciais da empresa etc. pode ser realizado através do conteúdo entregue aos prospects.

A abordagem de venda fica mais facilitada, o que permite mais escalabilidade nas negociações e fechamento de contratos.  

Conduz os leads dentro de uma jornada que facilita a venda de software como serviço

Por meio do conteúdo que a empresa desenvolvedora de software como serviço pública, é possível conduzir os potenciais clientes dentro de uma jornada que vai desde a descoberta do problema até a decisão de compra.

Isso é feito com a disponibilização de conteúdos ricos para captar informações (em landing pages), envio de sequências estratégicas de e-mail marketing e abordagem apenas dos leads qualificados (prontos para negociar).

Educa os usuários de software como serviço e reduz custos com suporte

Um outro fator que é muito relevante para empresas que vendem software como serviço é a possibilidade de sanar todas as dúvidas dos potenciais consumidores e também dos clientes já conquistados.

Por meio do conteúdo disponibilizado no blog corporativo, nas redes sociais e no site, é possível reduzir significativamente os contatos dos usuários com o time de suporte.

E isso se traduz em redução de custos, eficiência no atendimento e ganho de confiabilidade da marca.

É mais barato do que qualquer outra tática de marketing

Por fim, é fundamental que as empresas que vendem software no modelo SaaS saibam que fazer Marketing de Conteúdo é muito mais barato do que investir, por exemplo, em anúncios em emissoras de TV e rádio, impressos em geral e outras formas de marketing tradicional.

Inclusive, não é necessário ter uma equipe interna dedicada à produção de conteúdo.

Existem hoje no mercado excelentes consultorias e agências de produção de conteúdo que podem mapear os assuntos relevantes ao público-alvo e, em parceria com o time de marketing da empresa, entregar artigos, e-books, e-mail marketing, cartas de vendas etc. com rapidez e eficiência (seguindo as regras de SEO e aplicando métodos de jornalismo de marca, entre outros).

Sua empresa atua com desenvolvimento e vendas de software como serviço? Já possui uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo? Fale agora mesmo conosco e veja como podemos ajudá-lo!