O Facebook é, provavelmente, a maior rede social do mundo – a plataforma já ultrapassou a marca de 1 bilhão de usuários espalhados pelos mais diversos países. Somente no Brasil são mais de 61 milhões de contas criadas desde a criação, em 2004.

Em 10 anos, o Facebook não aumentou somente o número de acessos, mas se tornou uma máquina de gerar publicidade. Por oferecer serviços por um valor bastante baixo (é possível investir R$ 1,00 por mês), é difícil encontrar uma empresa que não possua um perfil corporativo na rede social.

Entretanto, outras redes sociais estão em crescimento, apresentando grandes números de usuários e permitindo que também sejam feitos investimentos em marketing digital. Por isso, separamos neste post 10 redes sociais, além do Facebook, que consideramos importantes. Confira.

10 redes sociais importantes para a sua empresa

1. Tumblr

O Tumblr é uma rede de mini blogs onde é possível compartilhar textos, vídeos e fotos. Por oferecer o recurso de reblog, no qual o usuário pode reproduzir um conteúdo já publicado, possui alto potencial de viralizar, tornando-se foco de grandes agências de marketing e publicidade. As páginas do Tumblr podem ser personalizadas, permitindo que lojas e marcas utilizem suas cores e logos para mostrar identidade.

2. Pinterest

Utilizado principalmente por fotógrafos para divulgar seus trabalhos, o Pinterest funciona como um grande mural onde os usuários “penduram” suas imagens. Também é possível favoritar perfis e compartilhar fotos. Pode ser uma porta de entrada para empresas de design ou arquitetura, por exemplo.

3. Instagram

O Instagram é o queridinho do momento. O que era antes pouco utilizado por marcas, hoje compete com o número de perfis de empresas no Facebook. Além disso, algumas marcas também fazem publicidade por meio de posts de usuários que possuem um grande número de seguidores.

4. Twitter

Diferentemente de qualquer outra rede social, o Twitter é um espaço para se informar de forma rápida e dinâmica. Muito utilizado por portais de notícias para fazer coberturas jornalísticas, o site também permite divulgação de marcas de forma espontânea por compra de anúncios. Da mesma forma que o Tumblr, o Twitter possui o recurso de retweet, que possibilita o compartilhamento de mensagens a partir de uma única conta.

5. LinkedIn

Conhecido como a rede social profissional, o LinkedIn vem ganhando espaço dentro do ambiente corporativo. Como a maioria dos usuários acessa a plataforma para fazer networking, as companhias que apostam em perfis empresariais e compartilhamento de notícias e conquistas internas são bem visualizadas e avaliadas pelos seus seguidores. Além disso, essa prática também serve para atrair novos talentos.

6. Foursquare

O uso do Foursquare é mais indicado para estabelecimentos do ramo alimentício e de entretenimento, como restaurantes e bares. Nessa rede social, os usuários informam aos seus amigos onde estão e podem acrescentar dicas e críticas sobre o local. Uma boa forma de fazer marketing é oferecer descontos ou serviços diferenciados para quem fizer check-in.

7. SoundCloud

Principal serviço online de compartilhamento de áudio e vídeo, o SoundCloud permite que o usuário disponibilize aulas e palestras, por exemplo, sendo uma rede social ideal para o setor de educação. Bandas e cantores (amadores ou profissionais) também podem colocar apresentações e músicas na rede social para mostrar seu trabalho ou até mesmo lançar um novo álbum.

8. YouTube

O YouTube é o maior canal de vídeos na web, ultrapassando a marca de 1 bilhão de acessos mensais. O site permite a postagem de vídeos de vários tipos, desde clipes profissionais, análises de especialistas, até tutoriais de programas e produtos. As marcas podem obter grandes resultados com divulgação em canais de artistas famosas que ensinam a utilizar maquiagem, por exemplo.

9. Google+

Apesar de não ser muito bem avaliado pelos usuários e por ter como principal concorrente a maior rede social do mundo, o Google+ vem conquistando seu espaço. O funcionamento se dá por meio de círculos, tornando a tarefa de atingir o público-alvo mais fácil para a empresa. Para serem bem visualizados, os perfis profissionais devem estar constantemente atualizados e ter uma boa interação com os usuários.

10. Snapchat

Talvez o Snapchat seja a maior novidade dessa lista, por ser uma rede social recente e ainda com o uso em crescimento no Brasil. O aplicativo possibilita que os usuários enviem fotos e vídeos que são rapidamente mostrados (tempo máximo de 10 segundos) e depois somem, não permitindo rever ou salvar o arquivo. Recentemente algumas marcas de roupas utilizaram o Snapchat para divulgar desfiles de moda.

Está convencido de que o Facebook não é o único caminho a ser trilhado pela sua marca? Conte nos comentários a sua experiência com as redes sociais!