O mercado imobiliário e a construção civil vivem um momento de expectativa. Retração do consumo, alta da inflação, juros ascendentes, redução do crédito e elevação da inadimplência colocam o setor de sobreaviso. Há um desaquecimento na demanda por imóveis. O cliente se torna cada vez mais disputado e valorizado pelas empresas. No meio disso tudo, o marketing digital ganha importância como uma maneira inovadora para o crescimento dos negócios.

As empresas estão descobrindo a importância do marketing digital nesses setores, que são marcados pela acirrada concorrência. Sai na frente aquele que sabe a maneira mais eficaz de apresentar produto ao cliente. Para que a estratégia de marketing digital tenha êxito, é fundamental que o empresário fique atento a algumas questões. Iniciativas simples podem facilitar o trabalho de quem busca a ajuda da internet para aumentar a venda de imóveis. Conheça agora algumas dicas:

1- Trace o perfil da sua clientela

É importante conhecer o perfil do seu cliente e reunir o maior volume possível de informações. Dados como sexo, faixa etária, profissão, nível de renda e estado civil permitem classificar a clientela em grupos. Dessa forma, a empresa pode criar e direcionar campanhas para faixas específicas de potenciais interessados. O ideal é dispor de ferramentas de Costumer Relationship Management (CRM), sistemas inteligentes que processam e cruzam as informações.

2- Relacionamento digital

Crie uma cultura na empresa de uso de mídias digitais para estabelecer e estreitar o relacionamento com os seus clientes. Treine a equipe para que todos se transformem em heavy users de e-mail e redes sociais. A internet funciona como excelente celeiro de ideias e antecipa tendências de consumo.

3- Site atrativo

O site da empresa funciona como fonte primária de informação para o cliente. Sua página na internet deve apresentar as ofertas e ter um visual atrativo. Não caia na armadilha de entregar a construção do site àquele “sobrinho que mexe com internet”. Procure um profissional especializado em webdesign e usabilidade.

4- Imagem é tudo

De acordo com o estudo Think Real Estate, do Google, 64% dos interessados em comprar um imóvel utilizam o Youtube e o Google+ como o primeiro filtro para pesquisar opções de negócio. Isso mostra que a empresa deve investir em canais de vídeo, como forma de mostrar as suas ofertas. Imagens de qualidade, que destacam os pontos fortes do imóvel, funcionam como importante chamariz para o produto. O mesmo vale para fotos em perfis de Instagram e Tumblr.

5- Redes sociais

Mantenha perfis nas redes sociais. Elas desempenham o papel de estratégia digital complementar para o setor imobiliário, aproximando as ofertas dos clientes. Faça-se presente no Facebook, no Instagram e no Twitter. Busque atrair os interessados em adquirir um imóvel e lembre-se que o cliente busca, antes de tudo, informações relevantes.

6- Destaque para as ofertas

O empresário precisa mostrar que as suas ofertas são melhores que as da concorrência. Invista em links patrocinados e adote técnicas de SEO. Isso fará com que o cliente chegue mais rápido até o imóvel que ele procura.

7- Períodos de divulgação

Marketing digital deve ser utilizado permanentemente. No entanto, há determinadas épocas do ano em que a busca por imóveis cresce. Crie campanhas especiais, por exemplo, para os meses que antecedem as férias – período em que mais gente procura casas e apartamentos para compra.

8- E-mail marketing

Mantenha o cadastro de endereços eletrônicos de clientes atualizado. Envie newsletters com lançamentos e ofertas para grupos específicos de potenciais compradores. A ferramenta de CRM pode auxiliá-lo na tarefa de manter um bom e-mail marketing.

9- De olho na concorrência

Conheça o que as empresas rivais fazem em termos de marketing digital. Acompanhe perfis nas redes sociais, assine newsletters e visite os sites dos concorrentes. Sempre há uma boa ideia que pode ser replicada na sua empresa. Aprenda com os acertos e com os erros de quem já utiliza estratégias de marketing digital.

As turbulências do setor imobiliário podem se mostrar uma excelente oportunidade para descobrir formas inovadoras de fazer negócio. As estratégias de marketing digital desempenham papel importante nesse processo de modernização da atuação da empresa. Investir em campanhas direcionadas e focadas em resultados pode significar o aumento expressivo no faturamento da companhia.

Quer saber mais sobre marketing digital para o setor imobiliário? Tem alguma dúvida sobre o tema? Entre em contato conosco.