A Alcides Maya Tecnologia é uma instituição de ensino que oferece graduação, cursos técnicos e de extensão 100% focada em Tecnologia da Informação. Há 48 anos forma alunos em Porto Alegre e região metropolitana, destacando-se como uma principais instituições de formação tecnológica no estado do Rio Grande do Sul.

Antenada com a as novas tendências em propaganda e comunicação de marca, a Alcides Maya tem investido fortemente no digital para alcançar potenciais alunos e se relacionar com eles. E, desde dezembro de 2015, firmou parceria com a Marketeria para implementar uma estratégia vencedora de Inbound Marketing.

Conversamos com Roberto Rocha, diretor da Instituição que nos conta como foi esta transição de investimentos e esforços do modo tradicional de fazer marketing para o Inbound Marketing. Acompanhe!

Iniciando a estratégia de Inbound Marketing: 146 alunos conquistados no primeiro trimestre

Roberto conta que vinha pesquisando acerca do Inbound Marketing há algum tempo até que encontrou a Marketeria. Ele destaca a rapidez da implementação e dos resultados obtidos com a estratégia. “No primeiro trimestre que começamos a produzir conteúdo, trabalhar melhor as redes sociais, disponibilizar materiais ricos para download e dar uma atenção mais especial para o e-mail marketing, conquistamos 146 novos alunos via digital”.

Comparando os três primeiros meses de 2016 com o ano anterior, o executivo comemora a diminuição do custo de aquisição de novos alunos em 10 vezes. “Além de termos uma estratégia mais direcionada para o nosso público, ainda investimos muito menos para atrair interessados e realizar matrículas”.

Desde o início do trabalho até o momento já foram fechadas 7 turmas de cursos técnicos e graduação somente com alunos conquistados no ambiente digital.

Conteúdo de qualidade e integração das equipes de marketing e vendas: mais produtividade e assertividade

landing page para geração de leads, exemplo

Partindo da premissa de que uma instituição de ensino deve atrair pelo conhecimento que oferece, a Alcides Maya e a Marketeria investiram forte na produção de conteúdo para os canais digitais. Tendo o blog como suporte principal, também foi intensificado o trabalho nas redes sociais. “Produzimos artigos, e-books e social posts para tirar as dúvidas dos jovens com relação à carreira que cada curso pode proporcionar, também entregamos dados de mercado e oferecemos informações úteis também para os pais”.

 

consultor de marketing digital fabio silva
Consultor de Marketing Digital Fábio Silva

Fábio Silva, diretor da Marketeria, conta como ajudou a Alcides Maya a implementar o método Inbound Sales, que promove a integração das equipes de marketing e vendas. “Nossa estratégia digital faz com que a equipe de relacionamento com os futuros alunos receba em mãos os leads que passaram pelo que a gente chama de ‘jornada de compra’, ou seja, aqueles jovens que já sanaram suas dúvidas, já absorveram o conteúdo e estão na iminência de decidir pela matrícula. Isso melhora a produtividade e os resultados da Alcides Maya”, conta. “Somente na campanha dos cursos técnicos, em fevereiro, 50% das oportunidades geradas foram convertidas em matrículas”.

Capacitação da equipe de vendas para atuar com Inbound Sales: mais inteligência competitiva

O diretor Roberto Rocha destaca também o trabalho de consultoria prestado pela Marketeria. “A inteligência trazida pela agência ajudou nosso time de vendas a entender a estratégia e também a lidar com a automação do processo de Inbound”.

Com mais leads qualificados chegando para serem trabalhados, os profissionais agora tem mais tempo para se dedicar a fechar matrículas já que as etapas anteriores do funil ficam por conta do processo automatizado do Inbound Marketing. “Isso reduz os custos e aumenta muita nossa taxa de sucesso”, comemora o executivo.

Síntese dos resultados

  • + leads qualificados;
  • – custos de aquisição de novos alunos;
  • Marketing e Vendas + integrados;
  • Marketing e vendas + produtivos;
  • Funil de marketing e vendas + estruturado;
  • Geração de indicadores e otimização de desempenho;
  • Aprendizado de marketing online focado em vendas;
  • Melhorias na mensuração de resultados;