Neste artigo você vai entender o que faz um consultor de marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa a vender mais. A ascensão de redes sociais, blogs e da internet como um todo exige aprimoramento na estratégia digital das marcas. Estar presente nas redes sociais já não é uma escolha; é preciso estar online e ser social com o seu target. As grandes empresas já sabem da necessidade de se fazer presente e integram o ciberespaço. Algumas pequenas ou médias empresas não têm esse conhecimento e estão perdendo grande parte do mercado.

O marketing digital é a estratégia pensada para alcançar os objetivos planejados no mundo virtual. É claro que uma coisa precisa necessariamente andar de mãos dadas com a outra. Em outras palavras, o marketing precisa entender o motivo da existência da sua empresa para ser aplicado corretamente.

O consultor de marketing digital planeja estratégias digitais nas quais empresa, target e objetivos sejam o foco. Pode parecer tarefa simples, mas requer observação, análise, criatividade e conhecimento necessário para entender qual o melhor momento para atuar.

O profissional de consultoria não executa as tarefas, ele é responsável pela orientação e, assim, tem o dever de garantir bons resultados. O consultor de marketing digital deve atuar em parceria com os criadores de conteúdo para que eles coloquem a estratégia em prática.

O que deve fazer um consultor de marketing digital

  1. Entender o que acontece com sua empresa no mundo offline para integrá-la à rede;

  2. Ter conhecimento sobre tecnologia e todos os temas que envolvem a marca em questão, não somente sobre marketing;

  3. Pode ter sua própria equipe, porém deve entender que alguns clientes preferem que ele atue de forma independente e com a equipe da empresa;

  4. Vender e trabalhar com métodos focados em resultados.

Quais problemas devem ser diagnosticados e solucionados pelo consultor de marketing digital

  1. Trabalhar para que o SEO e o SEM estejam posicionando corretamente a empresa nos principais buscadores;

  2. Observar detalhadamente como funciona o site da empresa;

  3. É preciso estar nas redes sociais e saber como comunicar nesse canal;

  4. Saber responder os clientes. Seja uma reclamação ou um elogio, todas elas devem ser feitas corretamente e o mais rápido possível;

  5. Criar laços estreitos com o departamento de marketing da empresa para a qual está fazendo consultoria. Somente dessa forma todos falarão a mesma língua.

Quais serviços devem ser oferecidos pelo consultor de marketing digital

  • Entender como atua o público-alvo para oferecer o que ele quer;

  • Planejamento para redes sociais;

  • Planejamento para e-commerce;

  • Planejamento do site da empresa. Entender quando e como o consumidor entra em contato com a sua empresa para saber se realmente é necessário, por exemplo, ter um site responsivo ou se o melhor é criar um aplicativo para celulares;

  • Criar estratégias de conteúdo para site, blogs, redes sociais, buscadores e conferir a manutenção das páginas;

  • Marketing viral, interativo e em tempo real.

Nada disso, porém, é um cardápio de restaurante – cada serviço tem suas particularidades e deve ser analisado exclusivamente. Avaliar a empresa, o target e, sobretudo, a concorrência é fundamental para que todas essas ações possam ser realizadas pelo consultor de marketing digital.

Se sua empresa está pensando em contratar uma agência de publicidade, mas não sabe o que realmente precisa para fazer sua comunicação online, talvez seja melhor entregar esse trabalho nas mãos de um consultor de marketing digital e deixá-lo fazer o que mais sabe: marketing digital.

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