Se você deseja ampliar as suas vendas e encontrabilidade na web, precisa traçar estratégias para trazer visibilidade à sua marca. A Internet é o meio de comunicação mais utilizado no mundo atualmente. Seja em casa, no trabalho ou na rua, as pessoas permanecem de 80 a 90% do seu dia conectadas em computadores fixos ou dispositivos móveis como smartphones e tablets.

O Google é o site de busca mais utilizado, obtendo mais de 75% da fatia do mercado no Brasil. Sendo assim, não é preciso dizer que este é o meio mais fácil de encontrar e atingir seu cliente. Mas a dúvida que sempre paira sobre a cabeça dos empreendedores é: como fazer para conseguir exposição no Google? Neste artigo você irá conhecer as opções de estratégia de marketing digital que você pode utilizar para sua empresa aparecer no buscador mais acessado da web. Confira!

Por onde começar?

Em primeiro lugar, obviamente, tenha um site bem elaborado, rápido,com boa usabilidade, informações precisas e relevantes sobre sua empresa. Feito isto, você pode começar a estudar como posicioná-lo no Google. Há duas formas de projetar o site no buscador. Uma delas é paga, conhecida como “Links Patrocinados” e a outra é “gratuita” – desconsiderando a mão de obra envolvida -, que chamamos de busca orgânica.

Links Patrocinados

Links Patrocinados são aqueles anúncios que aparecem na parte superior ou lateral da página de resultados de busca do Google, geralmente em tom amarelo pastel ou cor salmão e devidamente notificado como “anúncio”. Em uma analogia, a estratégia seria considerada as “páginas amarelas” das antigas listas telefônicas.

 

A ferramenta utilizada para a elaboração destes anúncios é o Google AdWords. Você cria uma conta e por meio dela você desenvolve campanhas segmentadas, com base em palavras-chave, e com grande poder de alcance. Você escolhe pagar pelos cliques nos anúncios, vendas ou visualiações do seu anúncio, e somente por eles – ou seja, caso não haja conversão, não há custo (e você ainda ganha visibilidade por estar posicionado na primeira página!

 

Estes valores estipulados a pagar são flexíveis, tanto em relação ao custo por palavra-chave trabalhada – definidas por leilão – quanto ao valor do investimento por dia, o que permite o investimento po qualquer empresa, independentemente de porte ou segmento.

 

O Google AdWords também possibilita que você segmente suas campanhas por público-alvo, local e horários de visualização, seja com anúncios de texto, vídeo ou anúncios gráficos que você pode criar através da própria ferramenta. Uma boa opção para conseguir um bom posicionamento no Google de forma rápida!

Resultados orgânicos (SEO)

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (em tradução livre, otimização de sites nos mecanismos de busca). Como o próprio nome já diz, trata-se de otimização de uma página ou site para motores de busca.

 

Otimização de conteúdo, descrições, palavras-chave e link building são algumas das técnicas que compoem a estratégia SEO, muito utilizadas pelas empresas que desejam uma maior visibilidade para o seu site de forma orgânica. Ou seja, você não paga pela visibilidade, mas sim pelos profissionais que o ajudarão no desenvolvimento destas técnicas.

Marketing de conteúdo

Dentre as técnicas  que englobam o SEO, está a questão relacionada ao conteúdo. “O conteúdo é Rei”! Esta é a máxima das estratégias na web. Nesta questão está englobado o marketing de conteúdo, que consiste no desenvolvimento de conteúdo de qualidade, relevante ao seu cliente e associado ao seu mercado de atuação.

 

Com a ajuda de um blog ou uma área de informações em seu site, disponibilize conteúdo da melhor qualidade. Isto contribuirá não apenas para o seu posicionamento orgânico, mas também para alimentar suas redes sociais e nutrir os seus propects até convertê-los em clientes.

Entretanto, os resultados do SEO não são imediatos como a dos links patrocinados. Dependendo da qualidade do site, seja no conteúdo ou na rapidez de navegação, as técnicas de SEO podem chegar a demorar meses para apresentarem bons resultados. É importante se manter atualizado sobre as atualizações do algoritmo do Google para não utilizar práticas ilegais para que o seu site não seja penalizado e, assim, banido no buscador.

 

Google Places

Uma boa saída para trazer clientes ao seu negócio. Você cadastra o seu estabelecimento no Google Places e define as informações sobre o seu negócio, produtos ou serviços como categoria, horário de funcionamento, descrição das atividades, fotos, entre outras.

 

Com o Google Places sua empresa pode ser encontrada mais facilmente pelo Google Maps, dirigindo seus clientes para o seu estabelecimento de forma prática. Para utilizar a ferramenta não é necessário ter um site, porém, quanto mais recursos e informação, melhor.

Google +

O Google+ (ou G+) é uma rede social similar ao Facebook, ficando em segundo lugar em popularidade. Por ser uma ferramenta do Google, é muito útil para trazer mais relevância para o seu site, tanto em SEO quanto nos seus anúncios patrocinados. Existe um recurso no Google AdWords chamado “extensões de redes sociais”,onde você pode configurar seu anúncio para mostrar o seu número de likes pelo G+.

 

Os motores de busca do Google dão mais atenção a sites que são apontados por outras páginas. Quando você divulga o seu site pelo G+ é isto que acontece, sem precisar pedir para outros sites e blogs que o façam. É mais uma ferramenta pra trazer mais visibilidade para a sua marca.

 

Google Shopping

O Google Shopping consiste em um comparador de preços de produtos. Ao realizar uma pesquisa sobre determinado item, a ferramenta aponta os estabelecimentos virtuais que as comercializam, com os respectivos preços. A estratégia é paga, mas é uma excelente forma de ter a sua marca e os produtos que ela vende em destaque no ato da compra do cliente.

 

Busque uma consultoria especializada

Se mesmo depois de todas estas informações você ainda tem dúvidas de como investir para ter a sua empresa no Google, procure uma consultoria de marketing digital para avaliar o seu negócio, analisar suas necessidades e definir as estratégias que melhor se adequam à sua empresa. É sempre bom procurar auxilio profissional para direcionar melhor seu planejamento e seus investimentos. Desta forma, é possível obter um maior retorno sobre o investimento.

 

Estas foram  dicas de como projetar sua empresa no Google. Caso ainda tenha dúvidas sobre o funcionamento delas ou sobre qual a melhor estratégia para o seu negócio, aproveite os comentários. Vamos trocar uma ideia!

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