O SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) está inserido em uma nova era. Hoje, as reclamações não chegam mais por carta ou telefone. Com as redes sociais, o consumidor assume um protagonismo jamais visto nessa relação. É o chamado SAC 2.0. Essas reclamações geralmente são públicas e compartilháveis, o que gerou um desafio para qualquer empresa se manter firme diante de um problema. O atendimento tem de ser feito não apenas de forma satisfatória, é essencial que seja convincente e encantador. Com essa situação, abre-se uma oportunidade: o SAC 2.0 como estratégia de vendas.

Qual a importância do SAC 2.0 para a empresa?

A manutenção de clientes está cada dia mais difícil. Com o aumento da concorrência e o maior senso crítico do consumidor, as empresas tiveram de se atentar mais para o planejamento estratégico. Nessa esteira, o SAC 2.O surgiu como uma das principais ferramentas de marketing digital.

A importância do SAC 2.0 está não apenas na venda, mas, principalmente, no pós-venda, que é fundamental para a fidelização. Quem despertar para a importância do pós-venda vai ter mais chances de prospectar e fidelizar clientes.

Como vender mais no ambiente online com o SAC 2.0?

Umas das principais vantagens do SAC 2.0 é que o sistema permite a contribuição dos consumidores no aprimoramento de produtos e serviços. Os consumidores de hoje estão dispostos a contribuir com as empresas para a melhoria dos seus produtos. Essa é uma ótima oportunidade de conquistar clientes.

A interação com o cliente é uma estratégia eficiente, mas ouvir o consumidor falar sobre seus produtos e serviços não é uma tarefa fácil. É fundamental que a empresa conte com serviços especializados nessa área, com ajuda de consultores de marketing digital, por exemplo. É preciso compreender o que o consumidor quer e o que a empresa oferece. Cuidar das necessidades dos consumidores pode garantir a sobrevivência do negócio.

A outra grande vantagem do sistema é a captação de informações sobre o público-alvo da empresa. Informações como idade, sexo, localização, hábitos de consumo, preferências e comportamento podem ser obtidas pelo atendimento via redes sociais. Essas informações podem ser utilizadas para direcionar as estratégias de marketing digital – por exemplo, produzir conteúdo personalizado para o perfil de público da empresa.

Confira as informações mais importantes a serem obtidas durante o atendimento via SAC 2.0:

Opiniões sobre produtos e serviços

É a principal maneira de aferir se as estratégias de marketing e vendas estão surtindo o efeito desejado. Pelo número de menções de uma marca ou produto nas redes sociais, é possível saber o que agrada e o que não agrada o consumidor. Essas informações orientam as melhorias na produção e no atendimento da empresa.

Hábitos de consumo

Os hábitos de consumo dos clientes são uma das mais importantes informações que a empresa pode obter por meio das redes sociais. Os relatórios e estatísticas dessas redes fornecem os dados necessários para orientar a estratégia de vendas como horários em que mais acessa a internet, quais páginas os clientes mais visitam e que tipo de produtos pesquisam. Com esses dados, é possível criar soluções personalizadas para o perfil de público da empresa.

Engajamento

O nível de interação do público com o conteúdo publicado pela empresa demonstra o nível de engajamento dos clientes com uma marca. Esse engajamento demonstra como anda a reputação e credibilidade da marca, pelo menos, na rede. Uma boa reputação atrai pessoas mais engajadas com a marca, ou seja, verdadeiros defensores que irão agir positivamente em momentos de crises ou disputas.

Para finalizar, é necessário lembrar que um SAC 2.0 de excelência é feito de estratégia de comunicação prática, rápida e eficiente com o consumidor, que recomendará os serviços da empresa.

Você já utilizou o SAC 2.0 como estratégia de vendas? Conte para nós como foi a experiência!

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