Otimize seu processo de vendas e marketing com a nutrição de leads

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Quando um negócio surge, a ideia é atrair clientes, já que nenhuma empresa sobrevive sem vender seus produtos ou serviços. Para conseguir sobreviver, bater metas e se posicionar no mercado, é preciso integridade, qualidade no atendimento, produtos e serviços, além de um relacionamento permanente com o cliente, o que durante muito tempo costumava ser chamado de pós venda, mas hoje é mais que isso.

Uma vez conquistado o cliente, é importante que sua jornada de compras seja mapeada. Sim, é preciso acompanhar todo o processo de vendas e marketing da sua empresa. Essa ação aumentará as suas vendas, mas os resultados podem ser melhorados se o processo for automatizado através da nutrição de leads.

O que é um lead?

Um lead é uma oportunidade de negócio para uma empresa, ou seja, é alguém que compartilhou com seu departamento de marketing ou vendas as suas informações de contato como nome, e-mail, endereço, telefone e outros dados relevantes apenas para poder  receber uma oferta de valor no seu site ou blog, seja um conteúdo, uma planilha, um e-book ou qualquer outra ferramenta importante para ele. Assim, o lead passará a fazer parte da sua lista de e-mails, que é um dos maiores ativos de uma empresa na era digital.

Dessa forma, o lead já demonstrou interesse no conteúdo ou serviço que sua empresa oferece e poderá querer saber mais sobre sua organização ou consumir seu conteúdo por mais tempo. Em um momento oportuno, poderá ser oferecido um produto ou serviço para ele e, nesse estágio, as chances de compra aumentam em até 50% graças ao bom relacionamento que foi criado com a nutrição de leads.

Relevância da nutrição de leads

Nutrição de leads nada mais é que uma técnica baseada na entrega de conteúdos relevantes e atraentes sobre o produto ou serviço que seu prospecto ou cliente se mostra interessado. Esses conteúdos devem ser entregues de forma regular através de uma sequência de e-mails com um cronograma elaborado pela empresa, de forma automatizada. Essa estratégia é fundamental porque, cada vez que seu lead consumir os conteúdos recebidos, ele se aproximará cada vez mais do momento da compra.

A lógica da nutrição de leads é fundamentada nos dados apresentados no livro “The Ultimate Sales Machine” do escritor Chet Homes, onde afirma que 3% das pessoas estão interessadas na compra em um primeiro momento. Outras 7% ainda não decidiram pela compra, mas estão dispostas a ouvir sobre um determinado produto ou serviço. As demais pessoas nem pensam em se tornar cliente da empresa. Para reverter esse quadro no processo de vendas, algumas ações precisam ser tomadas e é aí que está a importância da nutrição de leads.

Crescimento das vendas

Outros dados que comprovam a eficácia da nutrição de leads são apresentados pelo Forrester Research. De acordo com essa organização, quando uma empresa investe em campanhas de nutrição de leads, é possível aumentarem 50% o volume de vendas a partir da sua base de contatos. Além disso, esse processo de vendas registra um custo 33% menor do que conquistar novos contatos, ou seja, vende-se mais gastando menos.

Vantagens 

É importante destacar algumas outras vantagens no processo de vendas com a nutrição de leads:

  • Diminuição da fricção no funil, aumentando o número de oportunidades reais geradas pelo departamento de marketing;
  • Diminuição do ciclo de vendas através da educação e estímulo aos leads;
  • Aumento da eficiência e produtividade pessoal de vendas para entregar leads mais preparados e na hora certa;
  • Aumento da retenção do cliente após compra em função da educação e a criação de uma relação de confiança.

Sua empresa está fazendo o dever de casa corretamente ?

 

SOBRE O AUTOR

Fábio Silva

Minha filosofia e estratégia de negócios consiste em ajudar as pessoas. Aumento a produtividade comercial em empresas B2B de vendas complexas com processos, tecnologia, conteúdo e treinamento.

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