O principal objetivo de uma empresa é a obtenção de lucro. Para manter e até mesmo aumentar a margem de lucro é necessário conquistar cada vez mais consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela companhia. Entretanto, em um mercado altamente competitivo, obter a atenção do público-alvo é uma tarefa complexa, sendo necessário ótimo conhecimento na área de marketing, publicidade e propaganda. Além disso, como o principal meio de comunicação atual é a internet, a empresa deve estar interligada com as novas tecnologias para que o contato com o cliente seja cada vez mais intenso e, assim, consiga conquistá-lo. Veja a seguir o passo-a-passo para fazer prospecção de clientes pela web.

E-mail corporativo

Criar um e-mail para a empresa é simples e fundamental. Algumas empresas apenas têm criar os e-mails corporativos, mas não sabem como utilizá-lo, tanto para manter o contato com os clientes, como para conquistar novos consumidores. Por isso, é importante entender as 2 principais funções do e-mail: atendimento e divulgação.

SAC 2.0

Dar valor ao contato feito pelo cliente é fundamental para que consiga conquistá-lo. Pois a primeira forma de contato é a impressão que o consumidor irá ter sobre a companhia. Por exemplo, quando uma pessoa não conhece a empresa, mas entra em contato enviando uma pergunta ou solicitação via e-mail, ela espera que a resposta seja rápida, no máximo 24 horas. Se for um cliente da empresa encaminhando uma solicitação urgente ou reclamação, o prazo de resposta precisa ser ainda mais curto. Isso demonstra profissionalismo e passa credibilidade para o consumidor. Se o setor responsável pelo atendimento ao cliente demorar para responder, ou pior, nem sequer responda o e-mail, qual a impressão que o cliente terá em relação à empresa?

E-mail marketing

Outro ponto forte do e-mail é o chamado e-mail marketing. Através dele é possível divulgar ofertas, promoções, campanhas, propagandas e, até mesmo, dar feliz aniversário personalizado para os clientes fiéis à companhia. O e-mail marketing é utilizado por diversas empresas, no entanto, suas mensagens possuem baixa taxa de abertura. Isso significa que muitos e-mails são ignorados pelos leitores ou vão direto para a caixa de spam. É importante contratar um profissional experiente ou uma agência de marketing para ter sucesso nas suas campanhas de e-mail marketing.

Blog Corporativo

A melhor maneira de realizar a prospecção de clientes é atraindo a sua atenção. Para alcançar esse objetivo, muitas empresas estão desenvolvendo blogs corporativos. Neles, é possível escrever textos sobre o mercado em que atuam, artigos de opinião dos seus principais porta-vozes, postar vídeos tutoriais sobre seus produtos e serviços, e dar dicas sobre assuntos diversos, mas que são do interesse do seu público-alvo. A finalidade do blog é servir como meio de apresentação da empresa e mostrar em que áreas elas possui expertise. Funciona da seguinte maneira: quando uma pessoa faz uma pesquisa no Google, vários sites que possuem conteúdo sobre o tema são listados, dentre eles blogs de empresas do ramo. Uma vez que a pessoa entre em um blog corporativo, ela vai consumir o conteúdo disponível e descobrir a empresa que o produz. Esse é o passo inicial para que um cliente em potencial faça contato com a sua empresa e peça mais detalhes sobre seus produtos e serviços.

No entanto, para que o blog corporativo da sua empresa esteja bem colocado no ranking do mecanismo de busca, ou seja, para que esteja entre os primeiro resultados e tenha, assim, visibilidade é necessário uma série de ferramentas e conhecimentos específicos, que englobam o marketing digital, o marketing de conteúdo e conhecimento técnico de SEO (Search Engine Optimization, em português, Otimização de Sites ou Otimização para Buscas).

Página na Internet

Hoje em dia é imprescindível que uma empresa tenha uma página na internet que contenha uma apresentação formal de sua marca e seus negócios. Essa página não precisa necessariamente ser um site, já que muitas empresas preferem centralizar suas informações em uma página oficial do Facebook, por exemplo. É importante que a página tenha manutenção constante e que as informações ali contidas estejam sempre atualizadas. Afinal, uma página desatualizada passa desconfiança para o consumidor.

Entre as informações que precisam constar na página da empresa está uma apresentação dos produtos e serviços oferecidos, informações sobre todos os canais de comunicação disponíveis e, caso o negócio da empresa seja virtual, um link direto para a plataforma de e-commerce.

Redes Sociais Digitais

Sua empresa deve estar presente em todos os ambientes que seu público-alvo está. Dessa forma, é essencial que a empresa desenvolva uma sólida estratégia para ampliar sua presença em todas as redes sociais digitais de relevância. É importante alinhar o planos estratégicos de comunicação institucional com o plano de marketing digital, e envolver os departamentos de atendimento e SAC da empresa. As redes sociais devem servir como plataforma para relacionamento e vendas, estimulando o engajamento dos seus consumidores ao mesmo tempo em que conquistam novos clientes.

Marketing Digital

A chave para conseguir conquistar mais clientes é realizar todas as estratégias listadas alinhadas com o planejamento estratégico de marketing da sua empresa. Para isso, é imprescindível a contratação de um profissional experiente na área ou uma empresa qualificada. Afinal, uma atitude amadora pode impactar em uma visão negativa da empresa.

Pensando nisso, a Marketeria foi criada para auxiliar empresários, gerentes e administradores a efetuarem uma ação de marketing da melhor maneira possível.

Quais são as ações que sua empresa já realizou com a intenção de conquistar novos clientes? Entre em contato e veja o melhor plano que oferecemos para sua empresa.