O marketing de conteúdo é uma poderosa ferramenta de geração de leads para empresas que desenvolvem e vendem software. Essa estratégia ajuda a criar confiança com potenciais compradores, atrair leads qualificados e convertê-los em clientes.

Aqui na Marketeria, nós temos mais de seis anos de experiência, e podemos garantir: com o marketing de conteúdo, empresas desenvolvedoras de software conseguem competir efetivamente em um mercado cada vez mais pulverizado.

Continue lendo para entender por que o marketing de conteúdo é recomendado para empresas que vendem software e como é possível aplicá-lo com sucesso!

Por que o Marketing de Conteúdo é indicado para empresas que vendem software

A comercialização de softwares tem suas particularidades. As vendas não acontecem da noite para o dia; muitas vezes, a jornada de uma negociação pode durar mais de um ano.

A parte mais crítica é a atração e o relacionamento com os leads. Em meio a tantas ofertas, chamar a atenção e gerar confiança a ponto de o potencial cliente solicitar uma demonstração não é tarefa fácil.

É aí que cada vez mais empresas desenvolvedoras de software têm recorrido ao Marketing de Conteúdo

Ele é uma técnica de marketing para criar e distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e adquirir um público-alvo claramente definido — com o objetivo de impulsionar ações lucrativas do cliente.

Essa estratégia é direcionada para um público específico. Em muitos casos, ela se dirige aos profissionais de TI, mas na maioria das vezes fala também com executivos que influenciam na decisão de compra de aplicações tecnológicas (CEO, gestores de departamentos, analistas etc.).

Que vantagens o Marketing de Conteúdo oferece às empresa que vendem software

Veja agora quais são os benefícios práticos do Marketing de Conteúdo para empresas que desenvolvem e vendem softwares!

Redução de custos

Produzir o próprio conteúdo e colocar a empresa entre os principais resultados de buscas do Google é muito mais barato que fazer anúncios. Isso falando de anúncios online e offline (que são ainda mais caro).

Melhoria no posicionamento da marca

Com conteúdo bem produzido, sempre que alguém fizer uma pergunta ao Google, sua empresa estará lá para responder. Isso ajuda a posicionar a marca aumentando a confiança do mercado. 

Atração de prospects qualificados

Com o conteúdo bem direcionado para o público-alvo, sua empresa vai lançar a rede para “pescar” apenas clientes qualificados. Em vez de concentrar tempo e esforço para falar com todos, você vai direcionar as mensagens do seu negócio ao público certo.

Captação e nutrição de mais leads

De maneira orgânica, mais leads vão entrar no funil de vendas do seu time comercial. 

Além disso, seu conteúdo também vai conduzir esses leads pela jornada de compra, reduzindo a necessidade de contatos antes que os potenciais clientes estejam realmente preparados para uma proposta.

Vendas recorrentes

O conteúdo produzido é perene, ele vai seguir atraindo e convertendo leads em clientes ao longo do tempo. Esse é um investimento que não se esgota, pois o Marketing de Conteúdo tem o poder de atrair, relacionar e direcionar a decisão de compra. 

Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo para empresas que vendem software

Quando as empresas dizem que usam o Marketing de Conteúdo, uma grande porcentagem delas não possui uma estratégia no papel. 

É crucial que qualquer empresa tenha uma estratégia de Marketing de Conteúdo antes de tentar implementar algo que não existe.

Confira, a seguir, três passos básicos para iniciar!

Planeje objetivos claros

Essa é a primeira parte da criação de uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Você deve determinar quais são os objetivos da sua empresa em termos de serviço, promoções, publicidade e vendas.

Conheça seu público-alvo

É importante conhecer o seu público. As empresas de tecnologia normalmente não têm um tipo definido de cliente. Todos os clientes estão procurando algo diferente. Como você pode implementar uma estratégia focada em todos eles?

Desenvolva seu conteúdo

Implemente a estratégia e acompanhe seus resultados. Monitore seu site/blog, bem como as redes sociais, regularmente para descobrir o que está funcionando e o que não está. Você pode fazer alterações de acordo com os insights gerados por essas análises.

marketing de conteúdo para empresas que vendem software

profissional de marketing de conteúdo trabalhando

Quais são os esforços básicos de Marketing de Conteúdo para empresas de software

Aqui estão os esforços básicos que empresas que vendem software devem fazer em sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

  • Postagens do blog (ao menos uma vez por semana);
  • Cases de sucesso da empresa (mostrando resultados que clientes já obtiveram com os softwares que a empresa comercializa);
  • Envio de e-mail marketing/newsletter com dicas, recursos, atualizações (pelo uma vez ao mês);
  • Produção e envio de conteúdos ricos para captar leads (e-books, manuais e casos de uso) — ao menos uma vez ao mês;
  • Distribuição nas mídias sociais (diariamente).

Como a Marketeria pode ajudar sua empresa a vender mais com Marketing de Conteúdo

Agora, se você tem uma equipe enxuta de marketing, não se assuste. É possível estruturar e aplicar  Marketing de Conteúdo terceirizando essa estratégia.

Aqui na Marketeria nós temos bastante expertise em empresas desenvolvedoras de software, e podemos te ajudar da seguinte maneira:

  1. Entendemos seu público-alvo;
  2. Desenhamos um planejamento de Marketing de Conteúdo;
  3. Encontramos redatores especializados em tecnologia, e nas particularidades da sua empresa;
  4. Produzimos e publicamos seu conteúdo em site, blog, redes sociais etc;
  5. Montamos sua estratégia de e-mail marketing (com o fluxo ideal para chegar às pessoas certas na hora certa);
  6. Analisamos e mensuramos os resultados.

→ Confira três cases de sucesso da Marketeria

 

Como você viu, o Marketing de Conteúdo oferece muitas vantagens para as empresas que desenvolvem e vendem softwares. Você vai se surpreender com a facilidade de aplicá-lo com o auxílio de uma empresa especializada como a Marketeria.

Que tal, você está preparado para vender mais com Marketing de Conteúdo? Faça contato conosco e veja como podemos te ajudar!

Leia também: