Neste post, vamos falar sobre produção de vídeos. O consumo de vídeos na web cresce a olhos vistos a cada ano. Isso porque a qualidade da banda larga no Brasil tem melhorado significativamente. Basta olhar o crescimento do mercado de streaming de vídeo – de acordo com Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA), houve um recuo de 4,3% nos assinantes de TV paga entre abril de 2015 e abril de 2016 no país, resultado influenciado principalmente pela migração para a internet.

Contudo, ainda são poucas as empresas que estão aproveitando o vídeo em suas estratégias de marketing digital. E é por isso que resolvemos produzir este guia com dicas primorosas para que você insira a produção e publicação de vídeos em seus esforços para ganhar visibilidade e aumentar as vendas online. Acompanhe!

Por que inserir a produção de vídeos em sua estratégia de vendas online?

A primeira grande razão pela qual você deve investir na produção e publicação de vídeos é o comportamento do consumidor de informação. Uma pesquisa da Cisco revelou que até 2019, 80% do tráfego da web será de vídeos.

Mas não é só isso. Os vídeos também são muito importantes como formato de conteúdo eficiente para persuadir consumidores a adquirir produtos, pois têm muita influência psicológica e podem ser consumidos com muita facilidade – entre ler um artigo de duas mil palavras e ver um vídeo de cinco minutos, os internautas preferem a última opção.

Por meio de um vídeo é possível fazer demonstrações de produtos e serviços, mostrar cases de sucesso, dar dicas valiosas para o público-alvo etc. A própria fixação do conteúdo é mais fácil quando se consome uma peça audiovisual do que a leitura, que tende a ser muito mais uma “escaneada” de tela do que uma leitura em si.

Por fim, com o crescimento de serviços como WhatsApp e redes sociais como Instagram e Snapchat também são favoráveis para as empresas que incluem a distribuição de vídeos em suas estratégias de marketing de conteúdo e vendas online.

Dicas para produzir vídeos poderosos e vender mais na web

Dito isso, vamos a algumas dicas para você começar agora mesmo a produzir vídeos valiosos:

Capriche no planejamento do conteúdo

O planejamento do conteúdo de um vídeo é praticamente o mesmo da produção de textos. É preciso partir da mensagem principal que se quer passar ao público e pensar em um roteiro lógico.

Você deve imaginar e esboçar as principais mensagens que deverão ser passadas e também em uma narrativa interessante. Para isso, é importante saber:

  • De que forma o vídeo será apresentado: você falará diretamente com a câmera? Será no formato de entrevista com um especialista?
  • Qual o tempo do vídeo: prefira produzir vídeos que não passem de cinco minutos. Você pode diminuir a quantidade de palavras a serem ditas usando recursos como imagens e infografias animadas, por exemplo.
  • Qual o tom de voz ideal para seu público: da mesma forma que você pensa nas personas na hora de produzir um texto, os vídeos devem seguir um tom de voz adequado para o perfil do público-alvo. As pessoas que você quer atingir são mais formais? Elas aceitam um conteúdo mais divertido?

Entregue uma mensagem vendedora

Por mais que seu vídeo não seja propriamente a oferta de um produto, você deve pensar nas mensagens que ele vai entregar.

Use o esquema básico da persuasão: apresente as dificuldades que seu público enfrenta, fale sobre os principais desafios em torno do assunto e finalize com a solução.

Por exemplo: se você representa uma empresa que vende um aplicativo móvel para gestão de trabalhadores no campo, comece falando sobre como é desafiador para os gestores gerenciarem profissionais remotos, liste estes desafios e em seguida sugira algumas alternativas, entre elas um aplicativo mobile. Reserve os dois minutos finais do vídeo para falar dos benefícios que os líderes encontram ao usar uma aplicação móvel.

Faça um link entre seu conteúdo em vídeo com uma oferta

De uma maneira discreta, ao final do vídeo, chame seu espectador para conhecer mais sobre a oferta da sua empresa. Se a plataforma que você está utilizando permitir, ofereça um link para levar o internauta até a página do produto (o YouTube, por exemplo, permite a criação de cards com links).

Você já utiliza vídeos em sua estratégia de vendas pela internet? Gostou destas dicas? Deixe um comentário!

Veja neste exemplo como utilizamos vídeos para educar e conquistar novos clientes:

prospeccao de clientes

Ou ainda:

palestra como aumentar as vendas