A Qualitin, empresa de tecnologia de Porto Alegre especializada em aumentar a produtividade de seus clientes, está em operação desde 1992. Desenvolve projetos focados em Gestão de Indicadores e oferece ao mercado o sistema ICG, uma solução de gestão estratégica que promove a gestão funcional e organizada dos processos. “Trata-se de uma ferramenta metodológica para alinhar toda a equipe com os objetivos estratégicos da organização, especialmente focando na elaboração e execução de planos de ação”, conta Evandro Maia, Diretor de Expansão.

Em 2015, a Qualitin sentiu a necessidade de melhorar seu posicionamento online, criar um canal previsível e escalável de aquisição de novos clientes e deixar de depender somente do networking para a aquisição de prospects. Foi aí que buscou os serviços da Marketeria. Desde então, foi aplicado em parceria com as equipes de Marketing e Vendas o método do Inbound Marketing.

“Conhecíamos o conceito e as práticas, mas precisávamos de um parceiro que entendesse o nosso negócio e nos trouxesse resultados rápidos e eficientes”, explica Evandro.

Melhorias no posicionamento online: aumento nas oportunidades de negócios com Inbound Marketing

De setembro de 2015 a maio de 2016, a Qualitin sentiu uma melhora significativa no alcance da comunicação digital e na geração de oportunidades de forma automatizada. O site da empresa aumentou em 300% no tráfego e também cresceram as oportunidades de vendas.

“Aumentamos em mais de 400% a captação de leads qualificados, o que é um resultado surpreendente. Antes disso, investíamos muito dinheiro em prospecção e um grande esforço da equipe comercial. Nossa força de vendas era totalmente baseada em prospecção ativa ou em indicações de networking, o que não nos dava uma previsibilidade de crescimento”, destaca o executivo.

Consultoria educativa: inovação no processo de vendas

Para chegar a estes resultados, a Marketeria fez um trabalho de base, uma consultoria educativa e treinamento em venda inbound.  “Gostamos  muito da estratégia de criar o que a agência chama de ‘uma máquina de prospecção e aquisição de novos clientes’. Agora conseguimos entender que para vender mais é necessário começar a ajudar o cliente a comprar através de conteúdo educativo e uma abordagem consultiva”, diz Evandro.

Fábio Silva, diretor da Marketeria conta que foram feitas várias ações em treinamento  para compartilhar com a Qualitin as melhores práticas do mercado, especialmente focando na jornada de compra do cliente. “Nossa preocupação e ações consultivas vão além do marketing, ajudamos nossos clientes a estruturar um processo previsível e escalável de vendas inbound. O que significa maior produtividade, padrão de qualidade no processo e menor custo na aquisição de novos clientes”.

Venda Inbound: mais integração entre Vendas e Marketing

Outra melhoria significativa percebida pela Qualitin foi a integração das equipes de Marketing e Vendas. Com treinamentos de Inbound Sales, a Marketeria conseguiu promover uma aproximação dos esforços do time de marketing com a força de vendas da empresa.

Termos novos como ‘fluxo de nutrição de leads’ e ‘vendas inbound’ agora fazem parte do dia a dia dos profissionais da Qualitin.

“Sempre conseguimos resultados a partir de nossa networking, mas agora já vislumbramos custos mais enxutos na aquisição de novos clientes. Como nosso ciclo de vendas é inevitavelmente longo, este trabalho de educar os clientes e prospects com conteúdo rico e conduzi-los de forma automática dentro do funil nos traz uma melhoria significativa nos processos de prospecção e vendas”, destaca Evandro.

Produção estratégica de conteúdo

A Qualitin também intensificou a produção de conteúdo web (blog posts, e-books etc.), além de anúncios online, campanhas de e-mail marketing e otimização para os buscadores (Google, Yahoo!, Bing etc.).

Evandro Maia conta que em duas semanas a Qualitin conseguiu captar 150 leads qualificados para participar um treinamento avançado em gestão de indicadores. “Como precisamos educar nosso cliente na gestão estratégica por indicadores, este tipo de treinamento é muito útil. Com o trabalho online, chegamos mais rapidamente até esse público qualificado”.

 

Síntese dos resultados

  • 400% + leads qualificados;
  • – custos de aquisição de novos clientes;
  • Marketing e Vendas + integrados;
  • Marketing e vendas + produtivos;
  • Funil de marketing e vendas + estruturado;
  • Geração de indicadores e otimização do desempenho;
  • Aprendizado de marketing online focado em vendas;
  • Melhorias na mensuração de resultados;

 

Sobre a Marketeria

A Marketeria ajuda a sua empresa a inovar o processo de Marketing e Vendas com uso do Marketing Digital. Desenvolvemos soluções estratégicas de marketing digital para empresas inovadoras, tendo como diferencial o comprometimento com os resultados de nossos clientes.

Somos especializados na aplicação da metodologia de Inbound Marketing dentro da estratégia global de Marketing Digital de empresas de TI, instituições de ensino, entre outras.

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