Quanto custa começar a investir em marketing digital?

Esta é realmente uma pergunta cuja resposta depende de muitos fatores. É necessário saber qual é o tamanho do seu negócio, em que mercado você atua, que canais de marketing são mais apropriados ao seu segmento e quais você quer utilizar, se pretende gerenciar suas ações de marketing por conta própria ou se irá contratar uma agência, profissionais terceirizados ou especialistas para a gestão… enfim, muitas variáveis.

Então, para orientá-lo, vamos abordar os principais canais de marketing digital e outros fatores que você vai precisar para que possa dizer, você mesmo, de quanto precisa para começar a investir.

Quem irá executar?

Seus canais de marketing digital serão gerenciados por uma equipe interna ou você pretende terceirizar os serviços? Cada opção tem suas vantagens. Dependendo do volume de trabalho estimado, pode ser mais vantajoso contratar profissionais em regime CLT para cuidar do serviço. Mas a terceirização com uma agência oferece vantagens, como a ausência do tempo de formação que novos profissionais internos podem demandar.

Depois de definir quem irá executar, é hora de definir os canais de marketing adequados para o seu negócio.

Marketing de Conteúdo

É um modelo clássico de marketing de atração (não invasivo), em que você fornece conteúdo de qualidade na sua área de atuação, atraindo visitas de interessados pelo assunto. É considerado uma das formas mais baratas de marketing digital, uma vez que o conteúdo pode ser gerado por profissionais da própria empresa ou terceirizado a custos acessíveis.

Se você atua na área de serviços, dedique especial atenção a este canal de marketing, pois através dele você pode se tornar reconhecido como um especialista em sua área de atuação.

E-mail Marketing

O email marketing é também considerado uma estratégia barata de marketing digital. O principal custo (muitas vezes mais de tempo que de dinheiro) é a formação de uma base de emails consistente, que não se consegue da noite para o dia. É preciso trabalhar seu público para que ele opte por receber seus emails.

Com isto em mãos, seu custo será com uma ferramenta para gerenciamento dos disparos e com elaboração de layouts adequados para incentivar conversões. Este último custo estará embutido nos honorários da agência, caso você opte por contratar uma, ou estará entre as atividades de um profissional de design dentro da sua empresa.

SEO – Posicionamento no Google

O trabalho de SEO visa melhorar o posicionamento do seu site nos resultados do Google e é divido em duas etapas: o primeiro acontece na construção do site, para que o código seja elaborado de forma facilmente interpretável pelo buscador. A segunda é um trabalho continuado, de elaboração de conteúdo qualificado para atrair visitantes, obtenção de links e monitoramento de quais páginas estão obtendo boa colocação ou não.

É preciso considerar os custos destas duas etapas. Uma empresa conceituada no mercado web certamente irá construir o seu site levando em consideração as boas práticas de SEO. Já o trabalho continuado deverá ter um responsável, seja ele terceirizado ou contratado da sua empresa.

Google Adwords

A gestão de campanhas no Google Adwords tem um nível de complexidade que leva a maioria dos médios e grandes anunciantes a optarem pela contratação de uma agência ou de uma consultoria especializada para esta função. Se você se enquadra nesta situação, considere esta hipótese. Normalmente as agências cobram uma comissão entre 10 e 15% do valor investido para gerenciar a campanha.

Mídias Sociais

Provavelmente o trabalho mais fácil de se executar dentro da própria empresa, desde que se tenha um profissional qualificado para isso. Um analista antenado e alinhado com a filosofia da instituição pode gerar conteúdo que engaje seu público nas mídias sociais, através de uma linha de postagens que mostre o DNA da sua marca.

Além deste profissional, há o custo de um serviço de monitoramento de mídias sociais. Este tipo de ferramenta é essencial para entender a reação do público ao seu discurso e também para monitorar o que é dito sobre sua marca no ambiente digital, onde os usuários normalmente não vão para elogiar. O monitoramento de mídias sociais permite que você tire lições de eventuais erros e também possa contornar crises.

Existem diversos canais de marketing digital disponíveis para sua empresa. É preciso ser criterioso na decisão entre gerenciá-los por conta própria ou contratar uma agência, pois o trabalho executado de forma inadequada pode ter impactos muito negativos para a sua marca.

Nós da Marketeria estamos prontos para ajudá-lo nesta escolha. Solicite um contato, tire suas dúvidas e veja o que é o melhor para os investimentos de sua empresa, conforme orçamento disponível, com a ajuda de um consultor experiente!