Para saber quanto se deve gastar em estratégias de marketing numa determinada empresa, talvez seja interessante pensar num antigo lema da área; ele diz que estratégias bem feitas geram resultados completos, já estratégias que consistem em pequenos esforços isolados e de pouca qualidade gerarão os mesmos tipos de resultado. O princípio é valido e desde o início do marketing é empregado com sucesso.

Pensando no lema, é possível entender qual a grande vantagem do marketing digital em relação a outras mídias. No espaço digital, os resultados podem ser conferidos em tempo real. Literalmente, pode-se ter acesso a cada click que o seu anúncio recebe. Assim, novas estratégias podem ser traçadas a partir da primeira e enquanto ela acontece. Depois de acumular alguma experiência no campo de marketing digital, pode-se verificar com bom grau de certeza o ROI, sigla que indica qual está sendo o retorno sobre investimento.

A importância da persistência

As primeiras tentativas nem sempre terão o resultado esperado, mas quando se fala em marketing a persistência não pode ser ignorada. É a frequência no processo que torna a estratégia mais forte. Na hora de decidir quanto se deve investir, é importante que toda a equipe seja envolvida no processo já que cada funcionário pode falar com propriedade a respeito do setor em que trabalha. As estratégias escolhidas afetarão diretamente o s números que representam visitantes.

Agora, para colocar essa conversa finalmente em termos práticos, há o consenso de que o investimento em marketing digital deve girar em torno de 3% a 7%. O valor pretende dar conta do processo completo de campanha, o que envolve patrocínios e cotas com o Google e Facebook, por exemplo. No entanto, ter um mero valor e investir tudo no Facebook sem se saber qual o retorno desejado será um desperdício de investimento. Um planejamento efetivo é necessário para garantir o sucesso da campanha.

Dicas práticas

Seguindo com as dicas práticas, lembre de iniciar com pouco, uma quantia fixa e siga com essa mesma quantia até que a estratégia se mostre coesa e firme e, obviamente, comece a dar alguns frutos. O acréscimo em cima do valor fixo virá gradualmente e deve ser acompanhado com atenção, até que chegue ao valor ideal de 7%. Quando estiver acompanhando os resultados e num determinado mês o faturamento da empresa foi de 100 mil reais no mês, isso significa que os gastos com marketing digital devem ser de 7 mil reais no próximo mês. Investimentos maiores, como criação de um website ou de site e-commerce, devem ser diluídos em parcelas para que o investimento principal não fique travado nessas funções que são mais circunstanciais e ocasionais.

Ao seguir uma lógica de investimento em marketing digital cautelosa e progressiva, é possível acompanhar os resultados e poder meditar com calma qual será o próximo passo. Atualmente o público usuário de redes sociais no espaço virtual é grande e resultados certamente virão para quem apostar nessa estratégia.

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