Neste artigo vamos compartilhar com você as melhores formas de qualificar os seus leads.

Não há empresário que possa ignorar a importância de uma boa gestão e um bom banco de leads. Afinal, essa é a matéria-prima do comercial e de parte do marketing de qualquer negócio.

A capacidade que uma empresa tem de captar novos leads equivale à capacidade de se manter no mercado e gerar novas oportunidades, pois tudo começa com esses contatos de “clientes em potencial”.

Uma vez que a captação vai bem, é preciso fazer uma gestão eficiente, em geral lançando mão de algum CRM (Customer Relationship Management), ou seja, de um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente.

 

Se você quer entender como isso funciona na prática e como pode aumentar seus resultados em termos de vendas, com exemplos bem claros e fáceis de implementar, siga conosco até o final da leitura.

A importância das redes e mídias sociais

Não é possível captar leads e praticar uma campanha de marketing digital completa e eficiente sem marcar presença em pelo algumas das principais plataformas atuais, entre as quais:

  • Redes sociais;
  • Buscadores;
  • Blogs;
  • Vlogs, etc.

As redes sociais se tornaram o modo mais prático e direto das marcas “falarem a língua dos seus clientes”, mais ou menos como se assumissem um rosto perante o público.

Uma área nichada como paisagismo para empresas pode encontrar nelas um universo de possibilidades, seja por meio do crescimento orgânico, seja por meio de anúncios.

Em ambos os casos o fundamental é levar em conta as linguagens em jogo. Isto é, tanto a linguagem da plataforma (que pode priorizar o texto, ou a imagem, ou o vídeo, etc.), quanto a linguagem do público, a famosa persona.

Trazer dados sobre jardinagem, urbanismo e até floricultura e decoração são temas que certamente atrairão visitantes da área de paisagismo.

Algumas redes sociais já têm campos próprios para contas jurídicas, facilitando com isso que o visitante deixe seus dados para contato, tornando-se assim um lead, por meio de formulários que também já o qualificam para o banco ou CRM da empresa.

Como dominar os grandes motores de busca?

Você sabia que o que mais influencia na qualidade do seu banco de leads é o material que você gerou como modo de captá-los? Por isso, planejamento e assertividade são fundamentais.

Sendo assim, ao falar em captação de leads nós já estamos falando, também, em qualificação. Abaixo aprofundaremos nisso, mas é preciso ficar claro que o melhor modo de não perder tempo ou dispersar é criando conteúdos consistentes.

Tal como nas redes sociais, nas plataformas de buscas você também pode investir em anúncios ou em crescimento orgânico, que são as famosas estratégias de SEO (Search Engine Optimization).

Também aqui, para captar leads qualificados é preciso manter o foco. Se o nicho é pintura de fachada predial, focar em palavras-chave como “condomínios”, “restauração”, “limpeza”, “impermeabilização” e afins, trará excelentes resultados.

Blogs e vlogs: cerne da geração de conteúdos

A essência de uma boa campanha de geração de conteúdo reside nos blogs.

O mais incrível desse formato de publicação é que não há limites ou contraindicações em termos de segmento e nicho de mercado.

É possível falar de transfer executivo, que é o traslado de profissionais entre pontos como aeroporto, rodoviária, hotel, residência, etc., tanto quanto seria possível falar sobre engenharia aeronáutica.

Sua autoridade no mercado se provará por meio do que você sabe, e a melhor maneira de provar isso é mediante posts e artigos bem elaborados.

Depois o mesmo material poderá servir como newsletter, e-mail marketing, posts de mídia social e, claro, script para vlogs.

É bacana lembrar que imagens e vídeos atraem muito mais gente, e portanto geram muito mais leads e pessoas interessadas.

O vídeo também costuma ser mais claro e direito, atraindo os leads realmente interessados, e portanto já qualificados para evoluírem pelo CRM da empresa.

Estou qualificando realmente bem os leads?

É preciso reforçar que o segredo para não desperdiçar o tempo da equipe reside na qualificação dos leads.

Mesmo gerando os conteúdos mais assertivos, a captação pode gerar extravios e trazer pessoas que não atendem o seu perfil.

Por exemplo, uma pessoa pode ter interesse em serviço de entrega expressa, mas talvez não tenha percebido que está em uma região que você não atende.

Outro problema comum: se a negociação é B2B, talvez você tenha atraído um auxiliar, que não é quem decidirá perante o seu comercial. Ou ainda a questão de orçamento.

O segredo é que um lead que não está preparado no momento, não precisa necessariamente ser descartado. São os famosos suspects, nos quais você pode investir mais tempo depois.

Com isso, vemos que além da captação bem feita, os formulários e CRMs são fundamentais para uma boa gestão do banco de leads.

Espero que você tenha gostado deste artigo.

Vamos falar sobre projetos estratégicos?

Imagino que gerar mais leads, ter um processo comercial mais eficiente e/ou otimizar o suporte ao seu cliente sejam prioridades para você.

Esses três pontos também são prioridades para nós, por isso gostaríamos de ajudá-lo(a) a rodar as melhores estratégias para atingir esses resultados.

Queremos te ajudar a levar o seu negócio para um próximo nível.

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