Nós todos sabemos o quão importante é personalizar o conteúdo em torno das necessidades e desejos de nosso público, fornecendo respostas às suas perguntas e ajudando-os a resolver problemas.  As marcas estão se tornando mais e mais conscientes da necessidade de criar conteúdo altamente relevante para o seu público. Para conseguir informar, educar, ajudar, entreter ou inspirar o leitor, é necessário conhecer as etapas que o consumidor passa durante o processo de uma compra.  

A seguir, conheça as etapas da jornada de compras do cliente!

Saiba como aumentar as vendas conhecendo a jornada de compra do cliente

Aprendizado e descoberta

Nesta fase, o comprador ainda não têm conhecimento que tem um problema. O usuário começa a investigar a sua marca, produto ou serviços on-line. Para isso, ele utiliza uma variedade de canais, como mídia, blogs, fóruns, sites sociais e, claro, o seu site. Eles estão procurando um nível intermediário de conteúdo.

Durante este estágio, a maioria dos compradores potenciais está buscando informações neutras para esclarecer dúvidas ou resolver os pontos problemáticos que possam ter. O seu objetivo como empresa é estimular e fornecer soluções, ideias e estabelecer autoridade e confiança.

O conteúdo nesta fase destina-se a chamar a atenção de um potencial cliente, abordando diretamente o seu problema e construindo interesse geral de como abordar o problema. A empresa deve fornecer conteúdos mais amplos e relacionados ao segmento em que se insere.

Reconhecimento do problema

Nesta fase, certifique-se de que o seu conteúdo prepara o usuário para comprar e oferece indicações claras. A sua empresa precisa fornecer conteúdo que fale especificamente sobre os recursos do seu produto. Por exemplo, preço, cores, sabores, modelos ou comparações entre diferentes produtos disponíveis. Os clientes devem ser capazes de encontrar facilmente informações sobre como fazer uma compra on-line ou off-line, onde podem encontrar apoio e o que vai acontecer no caso de eles não estarem satisfeitos.

Esta é a fase onde o cliente desenvolve um crescente interesse em aprender mais sobre o tema que você estimulou e com o qual ele já está mais familiarizado. O seu papel como empresa é ajudá-lo a alcançar seus objetivos e deve oferecer conteúdos mais explicativos para manter o interesse do cliente.

Julgamento ou Consideração

Essa é a etapa onde o comprador mapeou algumas soluções possíveis e começou a avaliá-las.

A empresa precisa ter certeza de que seus clientes tiveram uma experiência positiva ou tentar o seu melhor para corrigi-la. Em termos de conteúdo, você precisa manter o interesse, otimizando sua experiência com o uso de guias, newsletters, sugestões para fazer o máximo proveito de sua compra, etc.

Além disso, não se esqueça de manter a conversa: pedir a opinião do usuário, ideias e desejos, e compartilhar conteúdo que gira em torno de seus interesses.

Finalmente: A decisão da compra

É nessa hora que o comprador começa a pesquisar mais profundamente os produtos e serviços disponíveis, comparando preços, funcionalidades. Nesse momento é fundamental reforçar o diferencial competitivo do seu negócio, mitigar objeções e ajudar no fechamento.

Nesta etapa, se deve demonstrar casos bem-sucedidos e a possibilidade de experimentar o produto, tal como com um software de avaliação, e se dispor a responder a quaisquer perguntas restantes em sua mente antes de converter a venda. Esta é a fase em que todo esse trabalho se transforma em venda.

É importante que o conteúdo apresentado ao cliente seja intuitivo e fácil de concluir. A chave é construir o seu marketing e processo de vendas para apoiar toda a jornada do cliente.

E você? Quer saber mais sobre a jornada de compras? Tire as suas dúvidas nos comentários e não deixe de contar com a Marketeria para a sua estratégia de marketing digital.

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