Entre os recursos que podem ser adotados pelas empresas nas estratégias digitais está o marketing de conteúdo, que reúne táticas capazes de fazer com que a experiência do usuário seja enriquecedora. Além disso, contribui com que uma percepção mais positiva da marca seja criada.

Conforme será visto ao longo do texto, caso uma corporação aposte no marketing de conteúdo, há uma série de caminhos que podem ser explorados para que os materiais alcancem a audiência.

Certamente, a escolha dependerá do tipo de público-alvo, da persona (que é a representação do cliente ideal através de um perfil semi fictício), dos objetivos do empreendimento, dentre outras possibilidades.

Antes de abordar a forma como essa tática pode ser desenvolvida nas empresas, é válido citar quais são as vantagens de maior destaque em prol de uma melhor compreensão sobre o seu papel nas estratégias:

  • Contribui com brand awareness;

  • Eleva o tráfego do site;

  • Educa o mercado;

  • Potencializa o engajamento.

O brand awareness corresponde a consciência da marca e, neste caso, é preciso considerar que há um maior potencial de que uma pessoa recorra a uma marca com a qual já está familiarizada.

Por exemplo, o proprietário de um veículo que necessita de uma central multimídia android auto e acompanha os conteúdos de determinada empresa do setor, provavelmente recorrerá à plataforma para encontrar a solução.

Já ao se tratar do aumento de visitas no site e no restante de plataformas da empresa, é válido citar que a elaboração de materiais que realmente sejam interessantes é um dos fatores que contribuem com o posicionamento nos buscadores.

Sendo assim, uma maior visibilidade é alcançada, além das páginas da organização se mostrarem convidativas com conteúdos de qualidade e enriquecedores.

Para entender o papel da educação de mercado atendido pelo marketing de conteúdo, é possível citar uma empresa que comercializa tacógrafo caminhão, que é um importante dispositivo para o monitoramento da velocidade dos veículos em geral.

Nem sempre os consumidores vão compreender todos os aspectos do produto ou mercado. Por essa razão, a elaboração de materiais relevantes faz toda a diferença, inclusive para contribuir com a decisão de compra.

No que diz respeito ao aumento do engajamento, é algo que ocorre devido a relação caracterizada por proximidade, que impulsiona os tipos e as frequências de interações com a empresa.

De forma geral, um dos resultados desses aspectos é a elevação de negócios fechados pela empresa. Naturalmente, para isso, todo o processo do marketing de conteúdo deverá ser conduzido de forma adequada.

4 canais para desenvolver a estratégia

Naturalmente, o alcance do público-alvo pode estar relacionado à canais distintos e cabe aos profissionais de marketing identificar as opções mais favoráveis para cada caso, sendo que algumas são mais comuns para diversos setores, por exemplo:

Blog

Trata-se de um dos canais que recebem maior destaque e, entre os principais benefícios dessa alternativa, pode-se citar:

  • Flexibilidade na comunicação;

  • Praticidade na administração;

  • Diversidade de recursos de edição;

  • Formatos de postagens atendidos.

Há uma série de plataformas que podem ser aplicadas para a estruturação de blogs e, de um modo geral, cada vez mais apresentam recursos que promovem facilidade, desde a edição e implantação de layout até as postagens atendidas.

Por exemplo, uma empresa que presta o serviço de guincho pode elaborar materiais sobre o reboque moto, tipos de guincho, elementos de segurança, entre outras possibilidades.

Conforme abordado, é uma maneira de educar o mercado e tornar a experiência dos visitantes mais enriquecedoras.

De certa forma, a liberdade em uma plataforma é algo que tem grande impacto em sua eficácia, uma vez que está relacionado com a ampliação da criatividade, assim como abordagens e poder de atração que podem ser potencializados.

Site institucional

O blog é um meio amplamente vinculado com o site institucional, sendo um canal crucial para a credibilidade da empresa, onde normalmente é possível encontrar os principais aspectos a respeito dela.

Por essa causa, nesse ambiente, as organizações também devem ter cautela com cada elemento exposto aos usuários. É uma oportunidade para transmitir confiança e mostrar mais da empresa.

E-mail marketing

Além do blog e do site, o e-mail marketing também possui uma grande visibilidade neste contexto. Para o envio, naturalmente, é preciso que exista a concessão dos clientes em potencial, que em geral é obtida através de formulários de cadastro em sites para o recebimento de novidades, um e-book, entre outras possibilidades.

Os materiais podem ser emitidos com as mais variadas finalidades, desde a nutrição de um cliente em potencial até o cultivo da relação com clientes.

É o caso de uma empresa que realiza manutenções em veículos e envia um material exclusivo sobre descontos para a manutenção de câmbio easytronic meriva.

Essa é uma forma de contato mais direto e, para otimizá-la, existe a possibilidade de recorrer a recursos como avaliação da abertura, downloads de materiais, gerenciamento de respostas e endereços inválidos.

Redes sociais

Primeiramente, no que diz respeito às redes sociais, a importância está associada predominantemente com as possibilidades de interação com as pessoas. Identificar quais são as redes em que o público-alvo está presente é um dos pontos de maior significado neste caso.

Afinal, é uma forma de garantir um direcionamento mais preciso, especialmente para a promoção de diversos materiais. Dessa maneira, é possível estabelecer um relacionamento mais diferenciados.

Não só no caso das redes sociais, mas em qualquer canal de atuação, é preciso que exista uma pesquisa cautelosa por trás de cada ação, principalmente para estudar a concorrência, possibilidades, requisitos e traçar um plano.

Pontos cruciais para o marketing de conteúdo

Além dos canais para aplicar o marketing de conteúdo, é fundamental ter conhecimento de quais são os principais fatores trabalhados no desenvolvimento desse tipo de técnica, como a seleção de palavra-chave, formato e atratividade.

As palavras-chave correspondem aos termos aplicados pelos usuários no momento da busca e para a estratégia, é interessante realizar um estudo para identificar as que são mais relevantes para o material a ser elaborado.

Por mais que a proposta seja transmitir um material enriquecedor, é preciso considerar aspectos como tamanho e forma, pois contribuem com a leitura, interação e, consequentemente, qualidade do texto. Todavia, é preciso ter cautela com o equilíbrio e compatibilidade com a estratégia.

Sendo assim, uma empresa que produz um conteúdo sobre o primeiro emplacamento de moto e, por exemplo, valoriza somente o tamanho, pode ter dificuldade no engajamento do público-alvo.

O que contribui de forma significativa neste cenário é o uso de listas, imagens, negritos, parágrafos e frases menores, que inclusive deixam a leitura menos cansativa.

Outro ponto de grande importância é a revisão, afinal, o acesso a um texto repleto de erros pode comprometer a marca em relação ao posicionamento nos buscadores e a experiência do usuário.

Como exemplificação nesse caso, pode-se citar um material sobre auto elétrico 24 horas e suas vantagens. Até mesmo com informações relevantes e uma boa construção, a presença de determinados erros, como de ortografia, pode comprometer totalmente o conteúdo.

Quais são as métricas que devem ser acompanhadas?

Em qualquer tipo de estratégia é indispensável analisar o desempenho e diversas métricas podem ser observadas ao se tratar do marketing de conteúdo, o que torna necessário estabelecer o que é relevante para a meta da corporação.

Por mais que existam distinções decisivas, de um modo geral, há métricas de maior destaque para os empreendimentos que adotam o marketing de conteúdo, tais como:

Tráfego por canal

Devido às diversas possibilidades que podem ser exploradas na internet, é preciso que exista atenção ao tráfego em cada canal e, em especial, na qualidade, que é um fator associado com os negócios concretizados a partir de cada um.

A separação e o entendimento são cruciais para uma compreensão clara da performance. Por exemplo, os conteúdos de uma empresa que realiza laudo transferência veicular podem apresentar maior eficácia em buscadores do que em redes sociais e cabe aos profissionais identificarem os principais motivos por trás de cada resultado.

Retorno Sobre Investimento

O Retorno Sobre Investimento (ROI), conforme o próprio nome já indica, tem ligação com a lucratividade da estratégia. Mais precisamente, refere-se a proporção do investimento e os lucros.

É uma das métricas mais importantes para que seja possível identificar as forças e as fraquezas relacionadas às aplicações dos recursos financeiros e reparar ou excluir o que não gera receita.

Novas Sessões

As sessões são analisadas conforme o engajamento dos visitantes em aproximadamente meia hora. Desta forma, por mais que dois, três ou um número superior de acessos sejam realizados neste tempo, apenas um será contado.

Para uma melhor compreensão a respeito dessa métrica, é possível imaginar um conteúdo com dicas para otimizar a direção hidraulica dura que possui constantemente visitantes novos.

É uma maneira de identificar que o material é de fato atrativo, caso o cenário seja contrário, é preciso analisar o tipo de ajuste a ser realizado na forma de desenvolver os conteúdos e demais pontos que envolvem os materiais.

Pode-se observar que o desenvolvimento de uma estratégia de marketing de conteúdo abrange fatores variados, desde a identificação do tipo de abordagem e locais mais adequados para atuação até a análise de resultados.

Desta maneira, é imprescindível que exista um planejamento e estudo adequados sobre os aspectos relevantes para a estratégia. Certamente, esses processos devem ser conduzidos por profissionais qualificados.

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