O call to action é um conjunto de palavras usado pelo marketing no ambiente da internet que tem a intenção de convocar o leitor a agir. Em outras palavras, em vez de passivamente ler um texto publicitário, um tweet, um blog post ou outro conteúdo, o usuário se sentirá motivado a clicar no link sugerido pelo texto e se sentirá mais inclinado a desenvolver um contato maior com aquela empresa. O CTA (a sigla usada no ambiente da rede para definir o call to action) tem o objetivo de aumentar as vendas e de criar vínculos com o seu público-alvo. Entender o funcionamento do CTA é fundamental para incluí-lo na sua estratégia de marketing.

 

Captando os leads na rede

Os CTA são considerados uma maneira bastante eficiente de aumentar os leads para a sua empresa e, no campo do marketing, poucas coisas têm tanta importância quanto essa captação. Mas você sabe o que é um lead? Um lead nada mais é um cliente em potencial que está interessado em saber mais sobre os produtos ou serviços de uma empresa. Na internet, o lead é o leitor que preenche o cadastro no site deixando contatos pessoais, que envia um e-mail pedindo mais informações, ou que tira dúvidas por meio das redes sociais. O lead tem muito mais chances de que a compra de um produto ou a contratação de um serviço seja, de fato, consumada e por isso sua captação é tão importante.

 

Como funciona o CTA?

Como já foi mencionado, o CTA é uma mensagem que convoca o leitor a fazer uma ação, seja clicar no link que o leva para outro site, seja fazer um pequeno cadastro para receber mais informações. O CTA geralmente aparece no final de textos e posts, como uma conclusão das informações expostas. Um exemplo simples: uma empresa que vende manuais de organização de eventos possui um blog corporativo com informações úteis para produtores de eventos. No final de um texto que informa sobre os benefícios da utilização de manuais para o planejamento, o call to action poderá chamar o leitor a clicar num link que leva para o site de downloads de guias da empresa. Ou para preencher um formulário pedindo mais informações. Ou para a página de contatos do blog. O leitor que realiza uma dessas ações terá se tornado um lead.

 

Como os CTAs ajudam na captação de um lead?    

Uma vez que o leitor se tornou um lead, as chances dele realizar a compra do seu produto ou serviço aumentam. Imagine que você leu um texto sobre um novo sabor de sorvete. Talvez tenha ficado curioso. Ao final do texto, você encontra a seguinte chamada: ficou curioso para provar essa novidade encantadora? Então clique no link abaixo e descubra onde você encontrá-la! Diante desse CTA, as chances são bem maiores de você dar o passo seguinte e se envolver mais com a ideia explorada no texto que acabou de ler.  Assim, funcionam os call to actions: transformam o leitor comum em um cliente potencial.

Esperamos que tenha ficado claro o que é o Call To Action.

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