Saiba utilizar as redes sociais para melhorar suas vendas

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Uma das grandes características dos dias atuais é o imediatismo: na sociedade, as pessoas desejam obter tudo da forma mais rápida possível. Tudo isso é um reflexo do avanço da internet, a qual vem alterando não só o comportamento social, mas também os padrões de consumo. 

Dentro dessa questão, as redes sociais vêm colaborando para todas essas alterações e estão, cada vez mais, fazendo parte do cotidiano das pessoas. Logo, não faz sentido as empresas não fazerem parte de toda essa interação para se manter próximas à evolução do comportamento dos consumidores.

Nesse sentido, o artigo a seguir tem o intuito de mostrar a importância das redes sociais para o mercado atual, procurando evidenciar as suas vantagens e as principais ações desenvolvidas dentro desses canais digitais.

O poder das redes sociais

Apesar das redes sociais parecerem ser um espaço mais voltado à descontração, ao lazer e ao entretenimento, é possível utilizá-las para projetos pessoais e profissionais. Em casos assim, as empresas podem utilizar toda essa possibilidade de conexão encontrada nas redes sociais para conquistar uma proximidade maior com os seus consumidores. 

É dessa maneira que muitas marcas conseguem aumentar o engajamento com os seus consumidores, ação que acaba sendo convertida em vendas. Assim, utilizando todo o potencial de aproximação das redes sociais, uma escola que oferece aula de dança para emagrecer, por exemplo, é capaz de se mostrar mais acessível para as pessoas. 

Ou seja, uma pessoa que esteja interessada neste tipo de aula não precisa ir até ferramentas de busca, tais como o Google, o que ela deseja já está facilmente ao alcance. Além disso, as redes sociais oferecem uma série de benefícios sobre os quais o texto irá tratar a seguir.

1) A aproximação

As redes sociais são conhecidas por permitirem uma aproximação maior entre marcas e o seu público consumidor, tendo em vista que as empresas ficam bem próximas das ações cotidianas dos seus consumidores. 

Além disso, ao verificar como um determinado público age, torna-se possível aprender mais sobre as características de quem consome certo produto ou serviço, levando em consideração questões como:

  • Hábitos;
  • Necessidades;
  • Opiniões;
  • Desejos;
  • Comportamentos.

Isso tudo funciona como uma espécie de “feedback” para as empresas.

2) A visibilidade

Tudo que existe nas redes sociais está lá para ser visto. E com o mercado não é diferente. Através do compartilhamento de informações e conteúdos, uma clínica de depilação íntima feminina, por exemplo, consegue atingir um público muito maior do que ela conseguiria somente estando na internet. 

Essa ação acontece de uma maneira rápida, simples e segmentada, pois é possível selecionar o público que será atingido por determinadas ações levando em consideração idade, localização e preferências. Assim, os conteúdos das redes sociais compartilhados por essa empresa ficam restritos para mulheres dentro de uma determinada faixa etária.

3) As vendas

Dessa forma, estando mais visível e mais próxima do público, uma marca é capaz de conquistar um número interessante de vendas. Atualmente, existe um grande número de pessoas que realizam boa parte do processo de aquisição de um produto por meio das redes sociais. 

Ou seja, um estudante pode usar estes espaços para conversar com uma gráfica e descobrir qual é o orçamento para fazer uma encadernação capa dura de uma quantidade X de folhas. Isso faz com que as vendas de produtos e de serviços fique muito mais próximas de acontecer.

Além das vantagens abordadas acima, existem outros itens que valem a pena serem citados a respeito das redes sociais:

  • Aumenta o tráfego em sites;
  • Gera indicações;
  • Cria interesse nas pessoas;
  • Torna o consumidor mais engajado.

As estratégias de marketing digital nas redes sociais

Depois de falar sobre todos os benefícios que as redes sociais podem proporcionar para as empresas, é necessário ter em mente como os conquistar. Para isso, utilizam-se diversas estratégias da área de marketing digital para aprimorar as ações das marcas dentro de mídias digitais, sobre as quais o texto irá falar a seguir. 

1) Os anúncios

Os anúncios representam uma maneira importante que uma empresa pode ganhar um destaque maior dentro das redes sociais. Geralmente, marcas que estão começando a criar uma presença dentro da internet fazem uso de anúncios, tais como os links patrocinados para um pet shop que tenha banho e tosa leva e traz, para colocar a sua empresa mais em foco.

Além disso, é por meio dos anúncios que se torna possível a segmentação do público, já que a maioria das redes sociais permitem que um perfil escolha para quem será direcionado alguma postagem. Outro detalhe interessante é que boa parte das redes sociais possuem a opção de impulsionamento de postagens.

Isso quer dizer que uma empresa de decoração para festas pode fazer com que um vídeo que ela produziu sobre uma festa infantil safari de um cliente receba um engajamento e um alcance maior dentro das redes sociais. Isso garante que essa marca seja vista, curtida e compartilhada por usuários.

2) Os conteúdos em vídeos

As redes sociais são um ótimo local para quem deseja fazer uma estratégia com conteúdos em vídeos, tendo em vista que elas funcionam como um ótimo suporte para esse tipo de produção. A principal vantagem dos vídeos é que, de acordo com pesquisas, essa forma de comunicação permite uma captação praticamente total do que está sendo demonstrado, fato que torna os conteúdos em vídeo, literalmente, atrativo aos olhos.

Dessa maneira, uma escola de natação infantil, por exemplo, consegue capturar mais atenção dos consumidores ao publicar vídeos que mostram como é o interior da escola, a estrutura, professores, piscinas e muito mais.

Isso faz com que seja possível conquistar mais leads qualificados a cada ano, quando comparado a conteúdos em texto. Estes últimos, por sua vez, são menos atrativos do que os vídeos, tendo em vista que a leitura exige um raciocínio e uma interpretação que pode não ser muito favorável para alguém que não está realmente interessado pelo assunto.

Diversas são as redes sociais que permitem a postagem e o compartilhamento de vídeos. Dentre elas, temos as mais famosas, que são: Facebook, Snapchat, Instagram e IGTV (uma rede social do Instagram a qual serve para a postagem de vídeos longos).

3) O calendário de postagens

Nenhuma estratégia envolvendo as redes sociais pode ser eficiente se as empresas não mantiverem uma regularidade em suas postagens. Estar ativo dentro da internet significa estar visível. Uma página de qualquer rede social que não faz postagens constantemente está menos propensa a ser encontrada pelas pessoas do que uma página que está sempre em atividade.

Portanto, uma clínica de implante de silicone nos seios, por exemplo, deve criar um calendário de postagens, onde é possível encontrar quando e com qual frequência serão postados conteúdos relacionados à área. Neste momento, é necessário levar em consideração aquilo que se chama de “Lei do Pareto”. 

Ou seja, para cada duas postagens que falam sobre a empresa e o serviço de implante de silicone, é preciso criar outras oito postagens apenas para interagir e informar o público sobre esse procedimento.

4) A interação

Esse é um ponto principal para qualquer empresa que deseja alcançar a primeira vantagem citada (aproximação). Além de ter uma presença forte dentro das postagens de redes sociais, uma marca precisa se fazer atuante na sessão de comentários e de mensagens inbox.

Ao entrar em contato direto com as pessoas, as empresas conseguem desenvolver um relacionamento muito mais íntimo com os seus consumidores. Assim, uma produtora de bolos, por exemplo, poderia interagir ao responder a dúvida de um usuário dentro de uma postagem sobre bolo funcional de banana.

Além disso, essa marca pode abrir o seu chat para responder outras questões que são levantadas pelos usuários. Com isso, pode-se transmitir informações ao consumidor, oferecer orçamentos, receber críticas, discutir formas de pagamento e muito mais. 

Em alguns casos, existem empresas que utilizam chatbots (robôs) para realizar o atendimento de clientes dentro de chats das redes sociais. Isso otimiza o serviço, agiliza o atendimento e dispensa a necessidade de ter um funcionário cuidando da caixa de mensagens de redes sociais.

Analisando tudo que foi dito anteriormente neste artigo, pode-se perceber que as redes sociais estão agindo como um grande braço auxiliar das empresas. Isso permite o aumento do engajamento de clientes e a geração de leads, uma ação extremamente importante para quem deseja expandir o seu público consumidor. 

Assim, através das informações citadas e de outras estratégias existentes sobre as redes sociais, é possível conquistar um destaque maior perante a concorrência.

SOBRE O AUTOR

Fábio Silva

Minha filosofia e estratégia de negócios consiste em ajudar as pessoas. Aumento a produtividade comercial em empresas B2B de vendas complexas com processos, tecnologia, conteúdo e treinamento.

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