selens reduz custo de aquisição de clientesEspecializada em Enterprise Content Management (ECM) e Business Process Management (BPM), a Selens é uma empresa que entrega serviços de digitalização, guarda eletrônica e física de documentos. É hoje uma das principais empresas que atuam em todas as frentes de documentação empresarial, da captura à guarda, do sistema à sustentação.

Apesar de já bem consolidada em seu ramo de atuação — atende a empresas como Banco Toyota, Grupo Pão de Açúcar, MAN Latin America etc. — a Selens sentia a necessidade de ter mais visibilidade na web. “Precisávamos expandir nosso alcance para chegar a mais potenciais clientes, reduzir os custos de aquisição e fortalecer nossa reputação através de uma estratégia de marketing rápida e eficiente”, explica Fabio Clark Giannini, CEO da companhia.

Foi com este desafio que a Selens buscou os serviços da Marketeria, consultoria especializada em marketing digital de resultados com sede em Porto Alegre e atendendo a clientes de todo o Brasil.

Continue lendo para entender como a Selens potencializou a geração de leads, demarcou seu espaço no ambiente digital e melhorou suas vendas com o auxílio de uma estratégia bem consolidada de marketing, sem gastar muito e com ótimos resultados!

O desafio: gerar leads via internet e aumentar as oportunidades de negócio

Com a crescente transformação digital que empresas de todos os portes e em todos os segmentos de atuação vivem neste momento, a Selens se coloca como uma empresa com excelente potencial de expansão. Afinal, quando se trata de digitalização e gestão eletrônica de documentos, ela entrega produtos e serviços de ponta a ponta.

Fábio Clark reduz Custo de aquisição de clientes
Fabio Clark Giannini, CEO da Selens

“O que acontece é que não conseguíamos atrair potenciais clientes pela internet. Toda nossa prospecção era feita da maneira tradicional, muitas vezes fechando negócios por indicação de nossos clientes. Sentíamos que havia um mar de oportunidades a ser desbravado. Por isso, buscávamos uma empresa especializada em marketing digital”, conta Fabio Clark Giannini.

E foi por meio do marketing digital que a Selens chegou até a Marketeria. Desde 2013, quando baixou o primeiro e-book fornecido pela consultoria, Fabio Clark Giannini foi entendendo como métodos como Inbound Marketing, Inbound Sales e Marketing de Conteúdo poderiam ajudá-lo neste desafio.

A solução: planejamento e execução de uma estratégia de Inbound Marketing

A equipe da Marketeria, composta por especialistas em marketing digital, designers, jornalistas e profissionais de social media, então mergulhou na realidade da Selens.

consultor de marketing digital Fabio Silva
Consultor de Marketing Digital Fábio Silva

“Entendemos, por exemplo, que o público-alvo da empresa não era formado unicamente pelos profissionais de TI e sim pelos gestores de negócio. Em nossa pesquisa, identificamos os líderes de RH, Marketing e Vendas como os que buscavam serviços de digitalização de documentos”, explica Fábio Silva, fundador da Marketeria.

A partir daí, foram desenhadas as personas, ou seja, representações fictícias dos decisores da aquisição deste tipo de serviço. Com isso bem estruturado, o time de produção de conteúdo da Marketeria planejou a publicação periódica de blog posts para o site e também materiais ricos (e-books) para realizar a captação de leads por meio de anúncios online e e-mail marketing.

“Também identificamos a necessidade de repaginar o site da Selens, tornando-o mais bonito e com melhor usabilidade, além de deixar mais claros os serviços prestados, sempre focando no valor entregue e não meramente nos detalhes técnicos”, conta Fábio Silva, da Marketeria.

Outro ponto trabalhado pela Marketeria em conjunto com o time da Selens foi melhorar a pré-qualificação dos leads. Utilizando uma ferramenta de automação de marketing, foi possível segmentar melhor de acordo com o perfil e interesse nos conteúdos que a empresa publica. “Trabalhamos com a automação para reduzir a necessidade de intervenção humana. Ou seja, o próprio fluxo de Inbound Marketing se encarrega de chegar ao cliente certo na hora certa, o que diminui significativamente o custo de aquisição de leads e potencializa a geração de oportunidades de negócio”, explica Fábio Silva, da Marketeria.

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Os resultados: captação e qualificação de leads logo no primeiro mês e sustentabilidade na geração de oportunidades

E se engana quem pensa que a Selens precisou investir muito dinheiro para colocar sua campanha no ar. Com uma estrutura 70% mais barata do que montar um time interno dedicado ao marketing digital, a companhia começou a captar e qualificar leads logo no primeiro mês.

Logo na primeira rodada de automação, a Selens teve uma taxa de conversão de 62%, o que é acima da média de mercado (normalmente 19%). Ou seja, de cada 100 pessoas que foram impactadas pela campanha 62 baixaram um e-book sobre gerenciamento eletrônico de documentos e iniciaram a partir daí um relacionamento com a Selens.

eBook Gerenciamento eletrônico de documentos na nuvem desenvolvido pela Marketeria para os clientes da Selens

 

“Vou confessar que quando montamos o primeiro fluxo de e-mail marketing, eu não senti muita confiança. Não acreditava no estilo do conteúdo desses e-mails. Mas o resultado foi surpreendente: tivemos muitas respostas, prospects sinalizando interesse em conhecer melhor nossas soluções. Um deles, inclusive, marcou uma reunião online com outras pessoas de sua equipe”, comemora o CEO da Selens, Fabio Clark Giannini.

O executivo conta que está muito satisfeito com os resultados obtidos e otimista com o futuro. “Por mais que desconfiávamos que uma boa estratégia de marketing digital nos ajudaria, não imaginávamos que os resultados seriam tão bons. Agora, vamos intensificar os investimentos para aumentar nosso funil e fechar cada vez mais negócios”.

Sobre a Marketeria

A Marketeria ajuda a sua empresa a inovar o processo de Marketing e Vendas com uso do Marketing Digital. Desenvolvemos soluções estratégicas de marketing digital para empresas inovadoras, tendo como diferencial o comprometimento com os resultados de nossos clientes.

Somos especializados na aplicação da metodologia de Inbound Marketing dentro da estratégia global de Marketing Digital de empresas de TI, instituições de ensino, entre outras.

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