Ninguém mais discute a importância da internet para a economia mundial. Já está estabelecido. Na era da transformação digital, a economia gira em torno da internet. Para se ter uma ideia, foram movimentados cerca de 41,3 bilhões de reais no e-commerce brasileiro em 2015, de acordo com a e-bit — 15% a mais que em 2014.

No entanto, milhões de empresários ainda se perguntam: como fazer vendas online? Como explorar melhor a internet para gerar negócios e faturar mais?

É sobre isso que vamos conversar neste artigo. Acompanhe!

Autoridade online: é disso que sua empresa precisa

Antes de tudo, é muito importante que sua empresa tenha o que chamamos de autoridade online. Ou seja, que a marca seja encontrada pelos consumidores certos na hora certa e que ela inspire confiança.

O primeiro passo para isso é a produção de conteúdo relevante, que responda as principais dúvidas dos consumidores, proponha soluções, gere valor. O conteúdo, portanto, precisa atrair audiência (tráfego para o site e para o blog corporativo), gerar engajamento, promover um bom relacionamento por meio do conhecimento.

Você já ouviu falar em Marketing de Conteúdo? Leia os seguintes artigos para se inteirar desta excelente estratégia que, de acordo com a Rock Content, já é adotada por 69% das empresas brasileiras:

Só que para produzir conteúdo relevante é preciso saber exatamente quem é o cliente ideal. Você precisa conhecer suas preferências, suas dores, seus hábitos de consumo de conteúdo e, sobretudo, como os produtos e/ou serviços da sua empresa podem ajudá-lo. Tecnicamente, chamamos isso de definição de personas. Entenda melhor aqui: Como escolher o público-alvo corretamente.

Com as personas devidamente mapeadas, parte-se para a produção de conteúdos para cada etapa da jornada de compra (o caminho percorrido pelo potencial cliente desde a descoberta da necessidade até a decisão de compra).

Saiba como aumentar as vendas conhecendo a jornada de compra do cliente.

O final deste processo é o envio das ofertas certas para cada perfil de consumidores. Assunto para o nosso próximo tópico.  

Ofertas poderosas: é isso que os consumidores procuram

Depois de formatar uma estratégia forte de conteúdo online, é necessário saber exatamente o momento de enviar as ofertas para sua audiência. Ou seja, só tratar de venda propriamente dita com os leads que já percorreram todas as etapas da jornada e reconhecem que já estão prontos para comprar.

A forma com que as ofertas são comunicadas faz toda a diferença. É por isso que o marketing digital é tão eficiente. Através dele é possível identificar o que os leads procuram, quais são suas principais dúvidas e objeções e, a partir disso, criar comunicações persuasivas, certeiras.

Em vendas online esta abordagem é feita, geralmente, por meio de e-mail marketing. Envia-se a oferta com um texto convincente e que chame o consumidor a tomar uma ação: solicitar contato do vendedor ou clicar em comprar, por exemplo.

Leia estes artigos para saber mais sobre o e-mail marketing:

Automação: vendas online requerem o mínimo de interação humana

Também é importante saber que as vendas online podem ser recorrentes e com o mínimo de esforço humano. Sim, por meio de automação. Inúmeras ferramentas digitais ajudam a conduzir os leads dentro da jornada de compra — sempre com conteúdo de qualidade. A isso chamamos de nutrição de leads.

Entenda melhor nestes artigos:

E o mais interessante da automação é que ela gera dados para mensurar resultados. Uma série de informações são captadas pelas ferramentas para apoiar decisões, rever a estratégia, ajustar as ações. Automatizar é estar em constante aprendizado.  

Ajuda especializada: encontre um parceiro para montar sua estratégia de vendas online

Por fim, uma dica poderosa: contrate uma boa consultoria para ajudar a formatar sua estratégia de vendas online. Como a web oferece muitas opções em plataformas, ferramentas e ações, nada melhor do que uma equipe especializada para definir um caminho sob medida para o seu negócio.

Aqui na Marketeria, somos especializados em vendas online. Já ajudamos mais de 50 empresas de diversos portes e segmentos a ganhar posicionamento online, gerar autoridade, atrair audiência e, sobretudo, vender pela internet. Atuamos de ponta a ponta, desde a consultoria em vendas online até a estruturação da estratégia, passando por produção de conteúdo e administração dos canais digitais.

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